Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Itainópolis realiza Semana do Autismo com diversas atividades

Publicado em 23/04/2024
Por Redação
FA-IMG-d1b87dedab77ddec2de7.jpg
FA-IMG-d1b87dedab77ddec2de7.jpg
Palestras marcaram este segundo dia de atividades/Fotos: Folha Atual

A Prefeitura de Itainópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, está realizando entre os dias 22 e 24 de abril, a Semana do Autismo.

Veja AQUI imagens dia 23! 

O evento teve início na segunda-feira, dia 22, com uma concentração no Calçadão ao lado do Mercado Público, onde as equipes se reuniram para dar início a uma série de atividades planejadas para sensibilizar e informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de celebrar a diversidade e promover a inclusão.

Momentos no primeiro dia (Fotos: cidadesnanet)

A programação continuou nesta terça-feira, dia 23, com palestras voltadas para os profissionais e cuidadores da rede intersetorial, durante a manhã.

Participantes na manhã desta terça-feira, 23

A primeira palestra realizada foi conduzida pela psicóloga Isaura Freitas e teve como tema “Conhecer para acolher”. Já a segunda palestra da manhã teve como tema “Práticas inclusivas no contexto escolar” e foi ministrada pela terapeuta ocupacional Évila Soares.

Psicóloga Isaura Freitas

Terapeuta Ocupacional Évila Soares

Durante o turno da manhã também foram realizadas mais duas palestras, sendo conduzida pela psicopedagoga Laurina Sousa, que explanou sobre “Crise Social”, e pela assistente social, Laura Raimunda, que tratou sobre “Direitos dos Autistas”.

Psicopedagoga Laurina Sousa

Assistente social Laura Raimunda

Na parte da tarde deste segundo dia de atividade, as mesmas profissionais da manhã, com exceção da psicopedagoga Laurina Sousa, também proferiram palestras, desta vez direcionas para os pais de alunos com TEA e para mais cuidadores. A psicopedagoga Mariana Moura reforçou o ciclo de palestra desta tarde.

Na parte da tarde palestras tiveram continuidade

Participantes das palestras na parte da tarde

“Nós temos o objetivo de conscientizar e levar informação, pois entendemos que com mais informações as pessoas vão ter menos preconceitos. Essa ação conta com a participação das Secretarias, porque são elas que trabalham com as Políticas Públicas do munícipio. Nós contamos com o total apoio do prefeito Miguel Rodrigues e do vice-prefeito João Batista, que estão sempre dando suporte para que possamos levar informação até o usuário”, disse a secretária de assistência social, Marilene Rodrigues.

Marilene Rodrigues, secretária de Assistência Social

A coordenadora da Proteção Social Básica, Elizanne Coelho, destacou a preparação para a realização da Semana do Autismo. “Antes de acontecer nós realizamos um planejamento para entendermos como deveríamos desenvolver essas ações. Nós estamos trabalhando com as três Secretarias e estamos contando com os profissionais da rede intersentorial, cuidadores e com os pais, para que todos conheçam mais a realidade do autismo e como trabalhar com essas crianças”, destacou.

Elizanne Coelho, coordenadora da Proteção Social Básica

A assistente social, Fátima Carvalho, que estava presente nesta terça-feira, 23, representando a Secretaria Municipal de Saúde, destacou a necessidade de repassar mais informações para a comunidade. “É uma semana de atividades de suma importância para esse munícipio. Nós temos um grande número de crianças diagnosticadas com autismo e nós sabemos que não é fácil para os pais, para as famílias e para os profissionais que acompanham, então, nada melhor do que a informação para que possamos ter uma educação de qualidade e serviços de assistência social e de saúde forte e preparado”, disse a assistente social.

Assistente social, Fátima Carvalho

A terapeuta ocupacional, Évila Soares, também falou com a nossa reportagem. “É importante que os cuidadores e pais possam estudar para estarem preparados para atender as demandas dos seus filhos e a gente sabe que essa união entre pais e terapeuta tem tudo para dar certo e para que a criança consiga se desenvolver mesmo com as dificuldades que ela possa ter. Nosso objetivo é fazer com que a criança se sinta acolhida na sociedade e que ela possam ter a sua individualidade”, disse a terapeuta.

Évila Soares, palestrante

Lucas Ferreira, pai de Luís Heitor, disse que as atividades são relevantes para toda a sociedade. “Essas atividades que estão sendo desenvolvidas são de muita relevância porque vão trazer informações que nós pais, os profissionais e a sociedade em geral necessitam para poder saber incluir, tratar e abordar os autistas na sociedade”, disse.

Lucas Ferreira

A Semana do Autismo em Itainópolis será encerrada nesta quarta-feira, dia 24, com a oficina “O brincar que Ensina” na Câmara Municipal, conduzida pelos psicólogos Ramon Rodrigues e Ivo Moura e pelo fonoaudiólogo Wenzo Rocha.

 

Comentários