Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Mutirão em Picos identifica possível caso de dengue em fase de recuperação

Publicado em 26/03/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-3ee8f0c7c1243a175cfd.jpg
FA-IMG-3ee8f0c7c1243a175cfd.jpg
UBS do bairro Parque de Exposição/Foto: Reprodução

No último sábado, 23 de março, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão no bairro Parque de Exposição, com foco no combate ao mosquito causador da dengue e prevenção das arboviroses. A ação contou com a participação de diversas equipes de saúde, agentes de endemia, agentes de saúde, além de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A enfermeira Rita de Cássia, que coordenou as equipes para o mutirão, destacou o início da atividade pelo Parque de Exposição, uma área considerada vulnerável devido à presença de terrenos baldios e acumulação de resíduos. A equipe realizou um trabalho minucioso de busca por focos do mosquito Aedes aegypti, além de oferecer orientações à população sobre prevenção e eliminação de criadouros.

Durante a ação, foi possível identificar um caso de dengue em fase de recuperação, que não havia sido previamente notificado às autoridades de saúde. “Identificamos pacientes que disseram estar saindo do quadro de dengue, só que não foi notificado porque ele não procurou o posto de saúde. Ele não tinha essa orientação de procurar alguém da saúde para que a gente pudesse estar tratando, mas já sabiam que o tratamento era a base de repouso e hidratação, portanto resolveram ficar em casa”, disse Rita.


Rita de Cássia, enfermeira

A enfermeira destacou ainda que, apesar da baixa incidência de casos de dengue no bairro, a vigilância e ações preventivas continuam sendo essenciais. “Este mês só apareceram uns dois casos com sintomas de dengue aqui no postinho do bairro, que a gente encaminhou para a realização do exame, mas não foram sintomas muito específicos, até porque durante essas visitas, nós percebemos que a grande maioria da população está cuidando dos seus quintais. Foram poucos os locais que a gente encontrou com acumulo de água e larvas”, completou.

Até o momento, o município de Picos só teve um caso de dengue confirmado em 2024, enquanto seis estão em investigação.

Comentários