Sábado, 05 de Outubro de 2024

Secretário afirma que exonerações na Prefeitura de Picos já acabaram

Publicado em 13/12/2012
Por Jailson Dias
8ea569d3df46cc43ba3992cf8187.jpg
8ea569d3df46cc43ba3992cf8187.jpg
Prefeitura Municipal começou a exonerar funcionários após as eleições. /Jailson Dias

Passado o dia 07 de outubro, confirmando-se a mudança de gestão do município, teve início um momento dramático na Prefeitura Municipal de Picos, a exoneração de funcionários públicos contratados através de portaria. Segundo informações do Secretário de Administração, Francisco de Assis Batista Portela, o Sizim, uma reunião do prefeito Gil Paraibano com o primeiro escalão decidiu pelo maior número de exonerações de servidores desde que não atrapalhasse o funcionamento da máquina administrativa.

Sizim garante que a medida, apesar de desgastante, é necessária, uma vez que seria de interesse do prefeito Gil Paraibano entregar a administração sem dívidas para quitar. O secretário informa que o maior número de exonerações ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, com 300 demissões e mais 200 nos quadros da Secretaria Municipal de Saúde. Na sede administrativa da prefeitura foram exonerados 70 funcionários.

O alto número de demissões não teria afetado os serviços prestados pela Prefeitura Municipal a população, na opinião do Secretário. “Quem ficou está trabalhando dobrado, mas quem trabalha em um órgão público e não é concursado tem que saber que em algum momento vão ocorrer essas demissões”, informou.

Sizim garante ainda que não serão mais realizadas exonerações na administração do prefeito Gil Paraibano. “Não vai mais haver, porque a folha está totalmente em dias aqui na Prefeitura e os que tinham de sair, já saíram, agora em 1° de janeiro com Kléber ele vai decidir se exonera os demais, ou se mantém”, explicou.

O Secretário alertou ainda que existem funcionários de três mandatos, que já desempenhariam funções estratégicas na administração do município e que não mereceriam a exoneração, mesmo não sendo concursados, uma vez que alguns estão há pelo menos 20 anos prestando serviços para o município. Esse fato seria observado em secretarias de toda a administração.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Picos é formada por 16 secretarias e três departamentos. Destes, o funcionalismo público de 14 secretarias e dos três departamentos estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração. As Secretarias de Saúde e Educação possuem tesourarias próprias, responsáveis, portanto pela administração do pagamento dos seus funcionários.

Quanto ao pagamento dos salários, Sizim informou que o mês de novembro já foi pago. A segunda parte do 13° deve acontecer no dia 10 de dezembro e o mês de dezembro será depositado nas contas a partir de 20 deste mês.

Comentários