A Secretaria de Saúde de Picos, através de seu perfil no Instagram, divulgou dicas de prevenção ao mosquito causador da dengue. O Aedes aegypti é também o vetor de doenças como Zika, Chikungunya e a febre amarela urbana.
No período chuvoso, é comum o aumento de mosquitos, entre eles os propagadores de doenças. Nesse sentido, a população deve estar preparada para combater os possíveis focos das larvas dos mosquitos.
A Vigilância Sanitária, os Agentes de Saúde e o Comitê de Combate ao Aedes aegypti são os órgãos responsáveis pelo controle da dengue em Picos.
“O combate à dengue é uma conscientização municipal e nacional para que se priorize a prevenção. Então, nós estamos atendendo as denúncias nos terrenos baldios e áreas de controle em combate ao Aedes aegypti. No momento, vamos ter o dia D de combate priorizando aquelas áreas mais críticas. Nosso primeiro trabalho de relevância de combate do dia D de mutirão será no Bairro Parque de Exposição e está programado para o dia 21 de março”, afirma Lucia Neiva, coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos.
Conforme as dicas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a população deve tomar atitudes diárias como tampar lixeiras, tonéis e caixas d’água, além de manter sempre limpas as calhas de chuva das residências e utilizar telas de proteção nos ralos do banheiro.
É necessário ter atenção em obras de residências para manter lonas e materiais de construção sempre esticados, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, onde não acumule água parada e preencher totalmente os pratos de vasos de plantas com areia.
Uma proteção individual é o uso de repelentes e de roupas de manga longa, pois evitam as picadas dos mosquitos. A aplicação do repelente deve ser de acordo com o tempo de durabilidade do produto e se for aplicado em crianças, verifique-se para escolher um de uso pediátrico.
Post da Secretaria municipal de Saúde / @saudepicos