Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Deputado Marcelo Castro acredita no vice-governador e faz retrospectiva das eleições

Publicado em 28/11/2013
Por Jailson Dias
85c14380da36b81fc35163b53840.jpg
85c14380da36b81fc35163b53840.jpg
Deputado afirma que PMDB está unido em torno de Zé Filho/Jailson Dias

Em entrevista concedida ao jornal Folha Atual o deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI) declarou que o seu partido dá como certa a saída de Wilson Martins do governo do Piauí para disputar uma vaga no Senado Federal em 2014, com isso deve assumir o vice-governador Zé Filho (PMDB) que será candidato ao Governo. Para Marcelo Castro as pesquisas que mostram o fraco desempenho de Zé Filho não devem ser levadas em consideração uma vez que estamos a um ano das eleições.

Baseando-se em um histórico que tem caracterizado os pleitos no Piauí, ele aposta no crescimento de Zé Filho até o dia das eleições, tornando-o um candidato competitivo. “De 1994 para cá me diga qual foi o candidato a Governador que um ano antes das eleições estava em primeiro lugar nas  pesquisas e ganhou?”, indagou.

Ele cita como exemplo a recente eleição de 2010 quando Wilson Martins começou o pleito com larga desvantagem com relação a Silvio Mendes (PSDB) e ao senador João Vicente Claudino (PTB). Este liderava as pesquisas até um ano antes das eleições, sendo ultrapassado depois pelo ex-prefeito de Teresina e este pelo atual Governador.

“Quem ganhou as eleições foi quem estava em último lugar nas pesquisas que foi o Wilson Martins. Em 2006 quem estava em primeiro lugar era o Mão Santa, então no PMDB, e quem ganhou foi o Wellington Dias (PT), com o dobro dos votos do Mão Santa”, detalhou.

Marcelo Castro continuou a entrevista citando exemplos das eleições passadas, como a de 2002 em que Hugo Napoleão (DEM) liderava as pesquisas e foi ultrapassado pelo Wellington Dias que venceu aquele pleito no primeiro turno. Voltando ainda mais no tempo o deputado se reporta a 1998 em que o então senador Hugo Napoleão também liderava e foi ultrapassado no segundo turno pelo Mão Santa, que se reelegeu após reverter grande desvantagem.

Marcelo Castro cita ainda que Mão Santa pousou de “azarão” nas eleições de 1994, mas terminou vencendo o atual secretário de Educação, Átila Lira (PSB). “As pessoas começaram a ridicularizar, é um doido, num tem chance, Mão Santa ganhou”.

Para o deputado precisa haver uma mudança de raciocínio, pois baseando-se em todos  os dados que citou ele acredita que vencerá as próximas eleições para o governo do estado aquele que estiver em último lugar nas pesquisas, nesse momento, Zé Filho. 

Ele afirma ainda que “100%” do PMDB do Piauí marcha indubitavelmente ao lado do vice-governador Zé Filho, apoiando-o incondicionalmente para o próximo pleito.

Comentários