Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Possível saída do 3° BEC de Picos continua a movimentar meio político

Publicado em 27/11/2013
Por Jailson Dias
c429a7903e0c3779dda88f71bb1e.jpg
c429a7903e0c3779dda88f71bb1e.jpg
Deputados se articulam para manter batalhão em Picos/Jailson Dias

A possível saída do 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3°BEC) continua movimentar o meio político piauiense, assunto encabeçado principalmente pelo deputado estadual Tadeu Maia (PSB). Em entrevista ao Jornal Folha Atual o deputado disse ter sido informado que a alegação  continua a mesma, a ociosidade do batalhão na cidade de Picos, cujas principais obras estruturantes são tocadas por empresas privadas.

Tadeu Maia acredita que a transferência é possível devido a pressão política exercida pelo estado do Tocantins somando-se o fato de ser o Piauí o único estado da federação com dois batalhões de engenharia do Exército brasileiro.

O deputado declarou estar alertando a bancada federal do Piauí, os dez deputados federais e os três senadores, para colocarem em pauta no orçamento a permanência do batalhão de engenharia. Apesar de toda essa mobilização ele reconhece que a permanência ou saída do BEC depende apenas do governo federal e do alto comando do Exército brasileiro.

“É uma decisão do governo federal, do alto-comando do Exército, e eu alertei na Assembleia Legislativa e estou fazendo quase que semanalmente”, comentou.

Com um efetivo de pelo menos 1000 pessoas, dentre militares e civis, o comandante do 3° BEC Coronel Ivan Carlos informa que são injetados na economia local pelo menos R$ 4 milhões por mês, contando ainda os recursos destinados pelo governo federal para aquisição de insumos para obras realizadas até em outros estados. Esses recursos podem chegar a ordem de R$ 50 milhões por ano, atestando assim que o batalhão ainda tem um papel muito importante junto as finanças picoense.

“Têm muitas empresas que cresceram junto com o 3° BEC, temos muitos parceiros. Mesmo chegando esse ano, analisando as licitações passadas nós vemos empresários que eram pequenos até dez anos atrás e hoje são muito fortes, graças ao processo licitatório que eles vêm participando nesses anos todos”, explicou comandante.

Dentre as mais importantes obras recentes do 3° BEC estão a conclusão da duplicação da BR 101 em Pernambuco, além da conclusão da parte que cabia ao batalhão quanto a transposição de parte das águas do Rio São Francisco em Floresta, estado do Pernambuco. No novo plano de trabalho consta a construção e pavimentação das estradas de acesso, também em Floresta, onde deverão ser construídos canais para que a água do São Francisco seja bombeada.

Comentários
marcelo
22/12/2013 16:04:14
já vai tarde, instituição lixo com a escória
Jayrton
22/12/2013 12:13:12
Duvido que esses mes deputados e senadores se empenhem em aprovar a Medida Provisória que regula o pagamento dos militares, isso seria a contrapartida... cada um só pensa no seu umbigo...
max
21/12/2013 15:46:43
É uma pena... uma instituição que a gente ama ir embora assim... espero que os representantes do piauí revejam isso rapidamente. Não podemos ficar sem nosso batalhão... nosso orgulho.