Eleito no último dia 30 de novembro para o biênio 2014/2015, o novo presidente da Academia de Letras da Região de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, tomará posse neste sábado, dia 21, no plenário da Câmara Municipal às 19h. O Folha Atual conversou com a atual presidente, Francelina Macêdo. Para Francelina, as metas estabelecidas por ela e por sua equipe foram atingidas.
Dentre as ações desenvolvidas em sua gestão, Francelina destaca a periodicidade do informativo da ALERPI, que em seu biênio produziu 24 edições com 500 exemplares cada. Francelina disse ainda que escolas locais estão adotando livros de autores picoenses, como é o caso de Inácio Balduíno de Barros e Vilebaldo Rocha, autores com livros adotados pelo Instituto Monsenhor Hipólito.
Em sua gestão, Francelina destaca ainda a construção do site da ALERPI – www.academiadeletraspicos.com.br; Palestras em escolas da rede pública e privada de Picos e região e em 2013 o lançamento de sete livros de autores picoenses.
Em parceria com a Cinevapi – Companhia Cinematográfica Vale do Guaribas, 33 sessões de filmes foram exibidas, o que contabiliza um público de 400 pessoas na sede da ALERPI. Sobre as dificuldades de se fazer cultura em Picos, a presidente diz que todo artista precisa possuir um projeto de criação e em cima dele, o artista tem quem planejar e executar as ações necessárias para o sucesso do mesmo. Não dá par viver apenas do pedir.