Domingo, 06 de Outubro de 2024

Wellington Dias convoca países a participarem da Aliança Global contra a Fome

Publicado em 07/02/2024
Por Renata Arrais
FA-IMG-c2722390a7cc97955049.png
FA-IMG-c2722390a7cc97955049.png
Ministro convida países a participar de aliança contra a fome/Divulgação MDS

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, fez convite aos representantes dos países-membros da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas para colaborarem na construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O convite foi feito por meio de um vídeo durante a 62ª Sessão da Comissão, realizada em Nova Iorque até 14 de fevereiro.

Dias destacou que a intenção não é criar um novo fórum internacional para debater questões, mas sim estabelecer um mecanismo prático para angariar recursos financeiros e conhecimento, direcionando-os para onde são mais necessários. Ele ressaltou que o apoio das Nações Unidas é fundamental para o sucesso dessa iniciativa.

A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma proposta do presidente Lula, que começou a ser trabalhada durante a presidência brasileira do G20. O objetivo é que essa aliança, aberta a todos os países e organizações interessados, se torne a principal contribuição do Brasil para o combate à fome, pobreza e desigualdade.

O ministro enfatizou a importância de fortalecer as Nações Unidas e o multilateralismo no processo do G20, evitando a duplicação de esforços e posicionando a Aliança Global como um mecanismo político para mobilizar recursos e implementar políticas nacionais focadas nos mais pobres e vulneráveis.

Na 62ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social, ministros e altos funcionários dos Estados-Membros discutiram a coerência das políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento social. As apresentações abordaram desde a integração de questões sociais em panoramas mais amplos de desenvolvimento até o aumento do impacto das políticas para acelerar a implementação da Agenda 2030.

O tema prioritário da sessão foi "Promover o desenvolvimento social e a justiça social por meio de políticas sociais para acelerar o progresso na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e alcançar o objetivo geral de erradicação da pobreza".

Fonte: Meio Norte

Comentários