Sábado, 19 de Abril de 2025

Secretaria de Agricultura de Geminiano participa da Reunião Técnica de combate a lagarta do mandarová na cultura da mandioca

Publicado em 04/02/2024
Por Redação
FA-IMG-8136835dfc023084b0a5.jpg
FA-IMG-8136835dfc023084b0a5.jpg
Representantes de Geminiano/Divulgação

Na última quinta-feira, 01 de fevereiro, a Secretaria de Agricultura de Geminiano marcou presença na Reunião Técnica de combate à lagarta do mandarová. O evento, promovido na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Angico Torto, localizada na Chapada do Mocambo, município de Picos-PI, contou com a participação da SADA/ADAPI (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Secretarias de Agriculturas, Associações de Pequenos Produtores Rurais e demais agricultores.

O treinamento teve como principal objetivo capacitar os participantes na identificação e controle da lagarta do mandarová na cultura da mandioca. A Secretaria de Agricultura de Geminiano esteve representada pela Chefe de Departamento, Eufrázia Sousa, o Engenheiro Agrônomo Girlan Elton, a servidora Maria Valéria, além dos agricultores Nilson Santos e Orlando Mendes.

Durante a reunião, foram apresentadas novas técnicas e estratégias para o combate eficiente da praga que afeta tanto a Mandiocultura quanto a Cajucultura. A expectativa é que as tecnologias repassadas possam ser aplicadas pelos agricultores rurais do município, contribuindo para a preservação das plantações e o aumento da produtividade.

Eufrázia Sousa, Chefe de Departamento da Secretaria de Agricultura de Geminiano, destacou a importância da capacitação: "Foi uma capacitação importante com assuntos bem debatidos em prol do combate da praga nas plantações. Pragas estas que vêm afetando muito a agricultura".

Os primeiros relatos do surgimento da lagarta do mandarová na cultura da mandioca ocorreram no município de Marcolândia, send

o posteriormente identificada nas microrregiões de Pio IX e Picos. Diante desse cenário, houve mobilização dos técnicos da SADA/ADAPI e da EMBRAPA, que realizaram a identificação taxonômica da lagarta, classificada como da espécie Erinnyis ello L. O monitoramento e controle foram estabelecidos por meio do uso do Baculovírus, buscando minimizar os impactos dessa praga na agricultura regional.

Comentários