Sábado, 05 de Outubro de 2024

Audiência Pública para tratar sobre implantação de Aterro Sanitário é realizada em Francisco Santos

Publicado em 03/02/2024
Por Redação
FA-IMG-b985d5b840790ed0ccdb.jpg
FA-IMG-b985d5b840790ed0ccdb.jpg
Audiência tirou dúvidas da população/Fotos: Folha Atual

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI), com apoio da Prefeitura Municipal, promoveu nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, no Centro Administrativo da Assistência Social, no município de Francisco Santos, uma Audiência Pública que tratou sobre a implantação de um Aterro Sanitário no município.

Veja AQUI mais imagens!

No encontro, foi apresentado por meio de um telão pelos técnicos ambientais Airton Junior e Igor Farias (responsáveis pela elaboração do projeto), o resultado dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para à implantação d Núcleo de Valorização de Resíduos – NVR (Aterro Sanitário), no município.

O Aterro Sanitário será implantado na Fazenda Vitalino, na zona rural do município, pela empresa SI Soluções Ambientais e Gestão de Resíduos LTDA. O Aterro foi projetado para comportar 520 toneladas de rejeitos por dia, podendo atender até 61 municípios em um raio de 200 quilômetros do local.

A audiência foi presidida pelo diretor de relações sociais da SEMARH-PI, Vicente Gomes da Silva, com acompanhamento do auditor fiscal do órgão, Daniel Guimarães. O promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, representando o Ministério Público, esteve também presente.

“Este Aterro Sanitário, que vai ser construído por uma empresa privada, vai resolver o problema basicamente em todas as Prefeituras dessa macrorregião, o que é muito bom, pois nenhuma tem condições de construir e nem de manter um. Foi um encontro positivo, com um grande número de pessoas participando, fazendo perguntas e tirando dúvidas quanto a este projeto”, disse o prefeito Dr. Luís José.

Prefeito Luis José

Vicente Gomes destacou a necessidade dos Aterros Sanitários, uma vez que segundo ele, existe a obrigatoriedade de acabar com os lixões. ‘É preciso tomar as medidas necessárias para que isso aconteça, dando possibilidades à iniciativa privada fazer o licenciamento correto para implantar esses empreendimentos”, ressaltou.

Vicente Gomes

Já Getúlio Filho, representante da empresa SI Soluções Ambientais, que irá construir o Aterro Sanitário, o local onde vai ser feito o empreendimento já está aprovado. “Agora nós estamos em fase para aprovação da licença de instalação. Aprovada, vamos iniciar a construção do Aterro Sanitário aqui neste município”, disse.

Empresário Getúlio Filho

“A Audiência Pública é um instrumento muito importante que qualquer cidadão pode vir e questionar sobre a destinação final dos resíduos sólidos dos municípios desta região. Essa audiência é um marco porque ela está ocorrendo dentro de um processo de licenciamento de um Aterro Sanitário que vai passar por todos os processos legais para ser instalado. Há esperança que essa empresa consiga chegar a todos os trâmites legais para que possa viabilizar essa destinação e tudo ocorrer conforme a Lei. O Ministério Público já acompanha a situação dos lixões e aterros controlados da região e vai acompanhar todo esse processo até que se possa conseguir justamente dar essa destinação adequada”, finalizou o promotor Paulo Gusmão.

Promotor Paulo Gusmão

Além dos já citados estiveram presentes no encontro, a primeira-dama Daniela Leite; o vice-prefeito Edson Carvalho; os prefeitos Admaelton Bezerra (São José do Piauí), Djalma Policarpo (Monsenhor Hipólito), Naerton Moura (Sussuapara), Maria José (Santana do Piauí), Novim (Francisco Macedo) e Lúcia Lacerda (Pimenteiras); vereadores; secretários municipais e a população em geral.

 

Comentários