Domingo, 06 de Outubro de 2024

Assembleia entrega título a empresário paulista

Publicado em 24/11/2013
Por Jailson Dias
ee91c95da11cf48f3fba4287eece.jpg
ee91c95da11cf48f3fba4287eece.jpg
Proposta foi apresentada pela deputada Flora Izabel /Jailson Dias

Nesta quinta-feira (19) o empresário paulista Arlindo Wenzel, pioneiro da apicultura no Estado do Piauí, recebe o título de Cidadão Piauiense, às 10 horas, na Assembleia Legislativa. A proposta é da deputada Flora Izabel (PT). Desde 1978 desenvolve atividade rural no município de Picos e contribuiu para o desenvolvimento da agricultura da região.

No início do seu trabalho, naquela região, a atividade da apicultura era efetuada de forma extrativista e a derrubada das árvores e a utilização do fogo. Arlindo Wenzel “trouxe novos conhecimentos e desenvolveu nova tecnologia na criação de abelhas na cidade de Picos. No início o empresário enfrentou dificuldades e resistência da maioria da população local", afirma a deputada.

Ainda em 1975, o homenageado planejou uma viagem com seu pai Manoel Wenzel ao Nordeste, com o objetivo de conhecer as condições da região. Conheceu Remanso, na Bahia, Petrolina, Pernambuco, Limoeiro do Norte, no Ceará, depois visitou o município de São Raimundo Nonato, no Piauí. Mais tarde, voltou ao Piauí, e foi diretamente para a cidade de Picos. Já em março de 1977 o empresário produziu, em um ano, 10 toneladas de mel. Trouxe a família para o Piauí, em 1981, onde já tinha 4 mil colmeias. Passou a receber apoio dos órgãos estaduais e federais a exemplo da Sudene, Dnocs e Universidades. Várias cooperativas foram criadas a partir daí, e o Piauí foi reconhecido como um dos maiores produtores de mel. Trinta e cinco depois, o Piauí ficou reconhecido como o terceiro maior produtor nacional.

Arlindo Wenzel recebeu a Medalha de Pioneiro da Atividade Apícola no Piauí, e recebeu diversas honrarias pelos serviços prestados no Estado.Também foi premiado com a Medalha do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo, Troféu do Mérito Lojista e o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Confederação Brasileira de Apicultura. Também foi reconhecido como um dos 1000 maiores contribuintes de ICMS (Imposto de Consumo Mercadorias e Serviços), prêmio da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), Mérito Renascença.


Emerson Brandão - Edição : Katya D'Angelles
 

Comentários