Domingo, 06 de Outubro de 2024

VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS mobiliza centenas de representantes em Picos

Publicado em 31/01/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-6ae02cd530cbc1a300ea.jpg
FA-IMG-6ae02cd530cbc1a300ea.jpg
Evento reuniu centenas de pessoas/Danilo Eliéser / Folha Atual

Na manhã desta quarta-feira, 31 de janeiro, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Pacto pelas Crianças do Piauí, deram início ao VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS. O evento, sediado no Auditório do Restaurante O Gaudêncio, em Picos, conta com a presença da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado.

Veja AQUI mais imagens!

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Defensoria Pública e Secretarias Estaduais da Educação e Saúde, o seminário abrange os territórios do Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim, recebendo representantes da Assistência Social e programas correlatos.

Além da coordenadora estadual do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, o evento contou com a participação da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, Regina Sousa; do auditor do TCE-PI, Gilson Araújo; representantes da sociedade civil; lideranças políticas; conselhos tutelares de todos os municípios dos territórios participantes.


Dispositivo de honra contou com diversos representantes

Segundo Isabel Fonteles, os seminários descentralizados são cruciais para a formulação do Plano Estadual da Primeira Infância, destacando a importância dessa construção para nortear as políticas nos próximos anos. Ela afirmou que o engajamento da população e a integração de esforços contribuirão para um plano consistente em prol do futuro dos pequenos piauienses.

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí

“O Pacto Pelas Crianças é um pacto com ações voltadas para a 1ª Infância, que engloba crianças de 0 a 6 anos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Nosso pacto tem a função de garantir o caráter intersetorial das políticas públicas voltadas para a primeira infância. Para isso, contamos com as parcerias das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes de órgãos de outros poderes, como o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça. Também contamos com as parcerias dos municípios, já que a primeira infância é uma política pública municipal. Portanto, precisamos muito do engajamento dos secretários municipais para que nossas ações sejam executadas da melhor maneira possível nos municípios”, afirmou.

O primeiro dia de evento conta com mesas temáticas sobre a importância da primeira infância no contexto das políticas públicas do estado e intersetorialidade na primeira infância. A programação terá continuidade à tarde, com oficinas de trabalho para contribuições municipais ao Plano Estadual da Primeira Infância, além de subgrupos de trabalho, compartilhamento no GTS e discussões.


Representantes de diversos municípios estiveram presentes

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social do Piauí, a ex-governadora Regina Sousa, destacou a importância do evento e explicou que essa é uma forma de contemplar todas as crianças de 0 a 6 anos de idade.

Secretária de Assistência Social do Piauí, Regina Sousa

“Nesse seminário, abordamos algumas diretrizes que serão essenciais para a elaboração do Plano Estadual da 1ª Infância. Esta é a fase em que a criança forma seus neurônios saudáveis se ela for bem tratada. Se não for, ela crescerá com algum déficit. Portanto, é muito justo que dediquemos atenção à primeira infância para ver se a gente tira essas consequências negativas. Atualmente, temos mais de 13 mil famílias no programa Bolsa Família, e mais 4 mil crianças que recebem o complemento de 150 reais da primeira infância. Isso é uma forma de melhorar a atenção nas famílias que estão em situação de pobreza, e todos temos responsabilidade nisso”, disse Regina.

O VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS terá continuidade nesta quinta-feira, 01 de fevereiro. O segundo dia do evento contemplará duas oficinas: a primeira voltada para visitadores do programa Crianças Felizes e a segunda sobre o registro civil de nascimento.

Comentários