Domingo, 06 de Outubro de 2024

Novas estruturas hospitalares de Picos terão contratações e realocações de profissionais, diz secretário de Saúde do Piauí

Publicado em 22/01/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-23256ae71cfda33cceaf.jpg
FA-IMG-23256ae71cfda33cceaf.jpg
Secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz/Foto: Danilo Eliéser / Folha Atual

Durante visita a Picos na última semana, o secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, revelou, em entrevista, detalhes importantes sobre a distribuição das equipes nas novas estruturas hospitalares que serão inauguradas no primeiro semestre de 2024.

De acordo com o planejamento do Governo do estado, a partir do segundo semestre, três estruturas estarão em funcionamento na cidade: o novo Hospital Regional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para urgência e emergência, e o Hospital Justino Luz, que ficará dedicado ao Complexo Materno Infantil. A nova UPA já possui previsão de inauguração para março, visando aliviar a demanda no Hospital Justino Luz, que não receberá mais casos de emergência e urgência a partir dessa data.

Antônio Luís ressaltou que o estado planeja abrir novas vagas para contratar mais profissionais para compor as equipes das três estruturas hospitalares. Quanto à distribuição das equipes, o secretário explicou que a equipe da UPA será formada por profissionais do atual pronto-socorro do Justino Luz, enquanto a equipe do novo hospital regional incluirá profissionais que trabalham com a parte adulta e de UTI do HRJL.

O secretário afirmou que o estado ainda vai dimensionar adequadamente o número de profissionais necessários em cada hospital, para verificar se será necessário, também, a contratação de mais profissionais para o espaço Materno Infantil.

“Nós estamos nos preparando para selecionar as pessoas para começar a trabalhar no novo hospital. Por enquanto, estamos preocupados em terminar a obra, equipar, para que depois a gente veja essa questão dos funcionários. Ainda temos que dimensionar, para ver, realmente, quantas pessoas serão realocadas para o novo hospital. Como vai abrir mais espaço no materno infantil, o estado deve abrir espaço para contratar mais pessoas para compor as três estruturas com pessoas diferentes, obviamente realocando cada especialidade em cada hospital. Mas provavelmente vai entrar mais pessoas em cada um deles”, afirmou.

Antônio Luiz destacou, ainda, que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) vai inaugurar uma central de exames em parceria com a Policlínica, para oferecer consultas e exames, como tomografia, mamografia, raio-x, ultrassom e exames laboratoriais, para reduzir a fila de espera por esses serviços em Picos.

Comentários