Domingo, 06 de Outubro de 2024

Picos registrou redução de 37% nos casos de hanseníase em 2023, diz coordenador do PAM

Publicado em 20/01/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-5e98c3029773f2865654.jpg
FA-IMG-5e98c3029773f2865654.jpg
Gilberto Valentim, coordenador do PAM de Picos/Foto: CCOM PPM

Nesta sexta-feira, 19, o coordenador do Posto de Atendimento Médico (PAM) de Picos, Gilberto Valentim, compartilhou informações sobre a situação da hanseníase no município em 2023. Valentim destacou uma redução de 37% nos casos de hanseníase em relação ao ano anterior.

Segundo ele, essa queda já era esperada, pois o município vinha apresentando uma tendência de declínio antes da pandemia. Contudo, durante o período pandêmico, a demanda reprimida resultou em um aumento nos casos. Nos anos de 2021 e 2022, observou-se um aumento expressivo, mas a partir de 2023, a tendência de queda tornou-se evidente.

O coordenador ressaltou a importância de manter essa redução, visando alcançar uma queda considerável nos próximos anos. A meta é manter uma redução de 25 a 35% anualmente nos próximos cinco anos. “Após a pandemia, a gente teve uma demanda reprimida e, consequentemente, um aumento de casos. Em 2023, a gente começou a observar uma tendência de queda. A ideia é que a gente mantenha essa redução em torno de 25 a 35% no número de casos, anualmente, nos próximos 5 anos, para que a gente possa ter uma queda considerável nos anos seguintes e então, de fato, a gente delete os casos da nossa cidade”, disse.

Valentim atribuiu a queda no número de casos à retomada de serviços essenciais, como visitas domiciliares e campanhas de conscientização, que foram prejudicados durante a pandemia. Ele destacou que, em 2023, esses serviços foram restabelecidos, contribuindo para avanços nas atividades específicas de controle da hanseníase em Picos.

"O aumento, a gente atribui à demanda reprimida, e a queda, a gente atribui à qualidade do serviço que a gente voltou a ter no pós-pandemia, porque durante a pandemia você não podia fazer visita domiciliar, nem fazer campanha por causa da restrição da participação social. Em 2023, já começamos a retomar esse serviço como antigamente. E assim, a gente percebe que, de fato, a gente conseguiu avançar nas atividades específicas de controle de hanseníase no município de Picos", destacou.

O coordenador enfatizou que a hanseníase está ligada a lesões neurais, manifestando-se através de sintomas como sensação de ardência, queimação, formigamento e câimbra nos membros superiores e inferiores. Ele reiterou a disponibilidade do PAM para receber pacientes e a comunidade, incentivando a busca por assistência médica diante de sintomas como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, alteração de sensibilidade, áreas sem transpiração, queda de pelos e manchas com dormência.

O PAM, situado na rua São Sebastião, Número 869, próximo ao Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros e ao Posto Facilite, atende de segunda a sexta, das 7h às 13h.
 

Comentários