Diante da “mudança de época” vivida na atualidade, a Campanha da Fraternidade 2013 vem acolher os jovens e guiá-los rumo ao “protagonismo no seguimento de Jesus Cristo”, em busca de uma sociedade fraterna, que esteja fundamentada na “cultura da vida, da justiça e da paz”.
Com o objetivo de preparar as paróquias e jovens para a Campanha da Fraternidade, a Diocese de Picos está realizando no Centro de Treinamento Diocesano o encontro de formação para multiplicadores da CF, que teve início na manhã deste sábado, 05 de janeiro, e conta com mais de 50 participantes, entre leigos e padres.
A abertura do encontro foi realizada com uma dinâmica de animação e apresentação das paróquias, em seguida, a Pastoral da Juventude recordou a caminhada diocesana, desde a memória das Missões Jovens de 1992 e 2001, até a vivência das Campanhas da Fraternidade, Semana da Cidadania, Dia Nacional da Juventude e peregrinação com os Símbolos da JMJ pela Diocese.
Na oportunidade, Ramone Santos, Coordenadora Diocesana da PJ, ressaltou o momento forte de evangelização que está sendo vivenciado pela juventude com a realização da 3ª Missão Jovem, que tem como tema “Juventude, a vida não pode parar!” e será oficialmente aberta no dia 11 de janeiro no Zonal III da Diocese, que é formado pelas paróquias de Fronteiras e Pio IX.
O Pe. Francidiso Silva, Coordenador do Setor Juventude, afirma que a Igreja olha para os jovens enxergando o protagonismo que é próprio da juventude.
“Nós contamos com os jovens que são os protagonistas da nova evangelização, e assim a Igreja abraça o tema ‘Fraternidade e Juventude’ com o intuito de estar inserida no processo de mudança de época, para que os jovens possam crescer no seguimento de Jesus e transformar realidades, inspirando outros jovens a também realizarem esta experiência com Deus”, afirma.
Júnior Sá, Coordenador da PJ na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e Vice Coordenador Diocesano, lembra que em meio a tantos caminhos de vida e de morte que a juventude se encontra, faz-se necessário realizar um trabalho focado neste segmento.
“Nós já estamos trabalhando esta mobilização desde o ano passado, de fato, este é o ano da juventude no Brasil, e mais ainda na Diocese de Picos, que está vivenciando a Jornada Mundial da Juventude, a Campanha da Fraternidade e a 3ª Missão Jovem. Eu creio que as pastorais de modo geral estão motivadas a mobilizar a juventude, cada um sente em seu coração o quanto é importante ser cada vez mais uma Igreja Jovem”, afirma.
A formação para os multiplicadores está sendo organizada pela Equipe Diocesana Permanente de Campanhas, que une forças com o Setor Juventude visando o êxito da CF 2013.
Para Lourdes Leal, membro da Equipe de Campanhas, a expectativa é que as equipes paroquiais em parceria com jovens animem esta campanha nas paróquias, partilhando com os demais grupos, pastorais, movimentos e mobilizando, inclusive, aqueles jovens que estão distantes da vivência eclesial. Para tanto, acrescenta que serão realizadas visitas às escolas, momentos culturais e o uso das mídias para maior difusão desta proposta de construção de uma sociedade mais fraterna a partir do protagonismo juvenil.
Uso das redes sociais:
O Padre Francidilso Silva, no auge dos seus 25 anos, lembra que para ir ao encontro dos jovens e ajudá-los a recriar relações significativas como Deus é necessário fazer-se presente na realidade da juventude, que está inserida num processo de transformação rápida, através da comunicação digital, portanto, afirma que a Campanha da Fraternidade deve ter um foco especial dentro das redes sociais, que segundo o sacerdote, também são um caminho para o encontro pessoal com Cristo.
A formação diocesana para os multiplicadores segue até hoje, domingo, dia 06 de janeiro, em seguida será iniciada a etapa de formação nas 18 paróquias da Diocese de Picos.
Por Lana Krisna - Pascom