Os candidatos aprovados no Vestibular IFPI 2024.1 em Picos já podem se preparar para o início do período de matrículas, que está marcado para iniciar na próxima segunda-feira, dia 08 de janeiro. O processo de matrícula seguirá até o dia 12 de janeiro, e a modalidade será exclusivamente online, através do endereço eletrônico: matricula.ifpi.edu.br.
Para garantir a vaga, é essencial que os candidatos aprovados realizem a matrícula no prazo estipulado pelo campus. A não realização da matrícula online dentro do período determinado implicará na perda do direito à vaga.
Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que optaram pelo uso de cotas (SC2, SC2 PCD, SC4 e SC4 PCD) devem atentar-se aos requisitos legais e regulamentares, conforme estabelecido no edital.
Caso a solicitação de matrícula preliminar seja indeferida, o candidato terá a oportunidade de apresentar recurso dentro do prazo estipulado no cronograma, seguindo o modelo disponível no edital e encaminhando por e-mail conforme instruções do campus.
Em caso de vagas remanescentes após a matrícula dos aprovados, os candidatos excedentes serão convocados respeitando a classificação e cota, com as convocações divulgadas em www.ifpi.edu.br.
O cronograma de matrícula para cada Campus já está disponível no site selecao.ifpi.edu.br. Os candidatos devem acessar a página https://matricula.ifpi.edu.br/ por meio do Gov.BR e seguir as instruções conforme as datas definidas por cada Campus.
Instruções para Matrícula Online:
Sobre as Provas do Vestibular IFPI 2024:
O Instituto Federal do Piauí realizou as provas do Vestibular 2024 em 26 de novembro de 2023, abrangendo a capital e 15 cidades do interior do Estado. Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 2.465 vagas nos cursos superiores da instituição.
O processo seletivo contou com uma prova objetiva, composta por 70 questões de múltipla escolha, alinhada com as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, os candidatos enfrentaram uma prova de redação, na qual produziram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: "Os Desafios do Combate à Fome no Brasil".