Domingo, 06 de Outubro de 2024

Educação de Picos empossa novos diretores da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 05/01/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-f808d6f624978bf7a64d.jpg
FA-IMG-f808d6f624978bf7a64d.jpg
Solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação/Danilo Eliéser / Folha Atual

Na manhã desta sexta-feira, 05 de janeiro, a cidade de Picos testemunhou um marco histórico na gestão educacional municipal com a posse de 50 diretores escolares eleitos democraticamente para atuar durante o biênio de 2024 e 2025. Pela primeira vez na história da rede municipal de ensino, a escolha dos gestores seguiu critérios técnicos de mérito e desempenho, alinhados às legislações constitucionais, como o artigo 206 Inciso VI da Constituição Federal, e às Leis do FUNDEB 14.103/2020 e 14.276/2021.

Veja AQUI mais imagens!

O evento solene, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME), contou com a presença do prefeito de Picos, Gil Paraibano, que destacou a importância do processo democrático para a melhoria da qualidade da educação no município.


Prefeito de Picos, Gil Paraibano

"A gestão democrática tira a política da escolha dos diretores. Agora, tudo é feito dentro da lei, sem interferências políticas. A responsabilidade dos diretores é grande, mas é fundamental manter um bom relacionamento com professores, servidores, crianças e pais. Na nossa gestão, a educação é prioridade", afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Noêmia Marques, expressou sua gratidão pelo compromisso da gestão municipal com a legalidade e valorização dos servidores. Destacou o papel da comissão responsável pela seleção, composta por representantes jurídicos, do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, garantindo um processo criterioso e transparente.


Secretária municipal de Educação, Noêmia Marques

"Agradeço ao prefeito Gil pela oportunidade e carta branca para conduzir esse processo. É um mérito da gestão respeitar e valorizar o servidor, cumprindo todas as leis. Infelizmente, sabemos que em alguns municípios isso não é uma realidade. Estou feliz por fazer parte de uma gestão comprometida com a legalidade e a qualidade na educação", ressaltou Noêmia Marques.



Tiago Marques, diretor da Escola Municipal Tia Seleste, expressou sua satisfação e reconhecimento pelo processo democrático que resultou na escolha dos diretores qualificados. "A palavra aqui hoje é gratidão. O Município de Picos pode contar com diretores qualificados que buscaram essa qualificação. É um prazer saber que a educação de Picos é referência e que, juntos, continuaremos trilhando o caminho da excelência educacional", declarou.


Tiago Marques, diretor da Escola Municipal Tia Seleste

O assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, Morelly Batista, que participou dirigiu o processo democrático para escolha dos diretores, da ressaltou a importância histórica do processo democrático. "Hoje estamos fazendo história em Picos. A instituição da gestão democrática confere autonomia aos professores e diretores, que terão a responsabilidade de conduzir quase dez mil alunos do município. Parabenizo a todos e desejo sucesso na condução dos trabalhos", afirmou.


Morelly Batista, assessor jurídico

 

Comentários