Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Escoserv deixa a cidade e prefeitura reassume coleta de lixo

Publicado em 17/11/2013
Por Jailson Dias
e19383303a3a5898bb85c0befe46.jpg
e19383303a3a5898bb85c0befe46.jpg
Novos caminhões contratados pela prefeitura /Jailson Dias

A terceirização da limpeza pública da cidade promovida pela prefeitura municipal de Picos foi uma tentativa frustrada de resolver aquele, que no entender de Kleber Eulálio, se tornou um dos maiores problemas nesse primeiro ano de gestão, a coleta de lixo. Desde o último dia 30 de novembro, que o contrato com a Escoserv foi rescindido. Com isso, a Secretaria de Serviços Públicos, chefiada por Luís Coelho, voltou a se responsabilizar pelo trabalho de coleta.

Em entrevista ao Folha Atual o Secretário Luís Coelho lembrou que o serviço de coleta de lixo praticado pela Escoserv se tratava de uma experiência, uma concessão temporária, que terminou não rendendo os frutos esperados, no entanto, ele se mostra otimista de que a partir de agora poderá realizar esse trabalho com sucesso.

Para tanto o secretário disse estar contando com o apoio do prefeito Kleber Eulálio, pois esse chegou ao entendimento de que o serviço de limpeza pública estava melhor nas mãos da administração municipal do que de uma empresa terceirizada.

Para esse serviço a prefeitura de Picos alugou quatro novos caminhões coletores de grandes proporções. “De 15 m³ cada um, com capacidade para 14 ou 15 toneladas. São modernos e iluminados, são uma coisa a altura do que deveria ser”, explicou o Secretário.

Luís Coelho informou que após a rescisão do contrato a empresa demitiu 70 servidores que foram recontratados pela prefeitura para trabalharem na Secretaria de Serviços Públicos. Hoje, a pasta comporta pelo menos 106 servidores que se responsabilizam pela coleta de lixo, capinação, pintura de meios fios, limpeza de esgotos e galerias. “Reassumimos novamente a limpeza de Picos”, declarou.

 Valores

O secretário de Governo da prefeitura de Picos Tiago Saundres informou que o aluguel de cada caminhão coletor custa em média R$ 15 mil. Por se tratarem de quatro caminhões a prefeitura esta investindo em média R$ 60 mil. Os caminhões foram alugados da Empresa LMX Veículos que presta esse tipo de serviço para todo o Brasil.

 

 

Comentários