Sábado, 05 de Outubro de 2024

Educação de Paquetá do Piauí promove IX Gincana Interdisciplinar da Escola Celso Eulálio

Publicado em 07/12/2023
Por Redação
FA-IMG-0d6facc9edb43c6a2c16.jpg
FA-IMG-0d6facc9edb43c6a2c16.jpg
Evento contou com apresentações/Reprodução

A Prefeitura de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de terça-feira, 05 de novembro, a IX Gincana Interdisciplinar da Unidade Escolar Celso Eulálio, com o Tema: “A educação não tem cor”.

O evento, que teve o apoio do prefeito Dr. Anderson Clayton da Silva Barros e da secretária de educação, Elayne Rejane de Sá Barros, foi marcado por iniciativas que visam o combate ao racismo e a promoção da inclusão.

O projeto, idealizado, organizado e executado pela Diretora Rosangela da Conceição Gonçalves e pela Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Jandilene Gonçalves, contou com a participação ativa de professores como Jacilene Assunção, Robério, Vidal, Rick, Viviane, Keila, Kamila, Marilene, Geovan, Demerson e Jacson da Unidade de Ensino. A presença da Equipe Municipal do PPAIC, familiares dos alunos, e a colaboração da equipe do CRAS, representada por Raionilda (NUCA) e Valquíria (CMDCA), e da Coordenadora Pedagógica Érica, enriqueceram o evento.

Durante todo o ano letivo de 2023, o Projeto foi desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano, englobando leituras e pesquisas sobre a história dos povos escravizados no contexto histórico brasileiro e a população quilombola paquetaense, reconhecida em 2020 pela Fundação Cultural Palmares com o nome de Quilombo Custaneira.

O foco principal do projeto foi o combate ao racismo, proporcionando convívio social com as diferenças raciais, sociais e culturais, destacando a responsabilidade da educação na abolição da intolerância e do preconceito.

A culminância do projeto contou com a formação de duas equipes, A e B, que apresentaram um documentário sobre o Negro no Brasil e no município de Paquetá. Além disso, as atividades incluíram apresentações culturais afrodescendentes, danças, desfiles da beleza negra paquetaense (envolvendo alunos e membros da família), grito de guerra, jogo de perguntas, arrecadação de alimentos para doação aos quilombolas e uma animada paródia.

O evento se destacou não apenas pela integração entre os participantes, mas também por reforçar o compromisso da comunidade escolar de Paquetá do Piauí na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária, onde a educação é uma ferramenta fundamental na promoção da diversidade e no enfrentamento de qualquer forma de discriminação.

Veja mais fotos aqui:

 

Comentários