Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Ministério Público instaura procedimento para investigar construção da UESPI

Publicado em 17/11/2013
Por Jailson Dias
6c79bc06ab9d08ee32ced3f221fe.jpg
6c79bc06ab9d08ee32ced3f221fe.jpg
Ministério Público investiga obras de construção da Uespi/Jailson Dias

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou na última semana de novembro um procedimento de investigação preliminar para acompanhar e fiscalizar a construção do novo Campus da Uespi de Picos. Segundo o promotor da 6° Promotoria Marcelo de Jesus Monteiro o procedimento se mostrava pertinente por uma série razões, destacando-se o triste histórico que tem caracterizado as obras ligadas a essa Instituição de Ensino Superior em Picos (IES).

“É um histórico lamentável, que revela uma incapacidade incrível, inexplicável, de se tocar as obras de melhorar as obras da Uespi de Picos”, comentou o promotor. Ele lembrou que desde 2009 muitos alunos da Uespi foram obrigados a estudar em outros prédios, geralmente unidades escolares do Estado, por que as obras de reforma do prédio do Junco simplesmente não andavam.

O mesmo tem acontecido com a construção do novo prédio da Uespi cuja inauguração inicial estava prevista para o final do primeiro semestre de 2013, depois adiou-se para o final do ano e, recentemente, para março de 2014.

Como se não bastasse a demora na conclusão das obras o promotor ainda enfatiza a falta de transparência que estaria havendo quanto aos valores e documentação. Ele cita que o reitor da Uespi nomeou uma comissão para fiscalizar as obras, mas até o momento nenhum documento teria sido disponibilizado para análise.

“Essa comissão não tem nenhuma cópia do contrato que foi firmado com a empresa vencedora da licitação, ela não sabe o prazo de termino das obras”, declarou.

Segundo o promotor, com objetivo de evitar novos danos para os alunos da Uespi, a intervenção do Ministério Público no sentido de esclarecer esses fatos e causas se fez necessário.

“Para que nós possamos saber o que está acontecendo de fato. Foi expedido um ofício ao Secretário de Infraestrutura do Piauí para que repasse ao Ministério Público os documentos pertinentes a contratação e aditivos já firmados com a empresa vencedora afim de que possamos estar acompanhando e adotando as medidas aditivas para que a obra possa ser concluída com a maior brevidade possível”, declarou.

Comentários