Por Danilo Eliéser
Na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Polivalente Desembargador Vidal de Freitas, promoveu uma caminhada cultural pelas ruas de Picos como forma de disseminar a Cultura da Paz.
Veja AQUI mais imagens!
A ação, que envolveu alunos, professores e suas famílias, faz parte da V Gincana Cultural promovida pela instituição, que conta com o tema "O Mundo das Letras: Semeando a Cultura da Paz".
Caminhada percorreu as principais ruas da cidade
A gincana, que visa proporcionar aos alunos um ambiente propício para o desenvolvimento de um senso crítico e reflexivo perante a sociedade, foi estruturada em quatro equipes, cada uma representando valores fundamentais. Em entrevista à nossa reportagem, a coordenadora pedagógica, Katiúscia Barros, explicou a escolha das equipes:
"Nós escolhemos palavras que caracterizam a capacidade deles se expressarem como indivíduos. Temos a equipe Vida, buscando a valorização da vida e suas experiências. A equipe Respeito, que expressa o desenvolvimento das relações interpessoais. A Resiliência, que destaca a capacidade de enfrentar desafios e tomar decisões. E por fim, a equipe Paz buscando a harmonia, que é o cerne de nosso objetivo."
Katiúscia Barros, coordenadora pedagógica
A caminhada cultural pelas ruas de Picos, faz parte de uma programação extensa que vem sendo desenvolvida ao longo de quase dois meses. Além de atividades em sala de aula, os alunos participaram de jogos de queimada e de um torneio de futsal que envolveu também os familiares. A coordenadora enfatizou o envolvimento da comunidade local: "A escola está aberta para as famílias participarem, pois entendemos que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre escola e comunidade."
De acordo com a diretora Maria da Cruz Cardoso, a gincana não apenas promove a integração entre os alunos, mas também busca sensibilizar os jovens que enfrentam desafios emocionais após o período pandêmico.
Maria da Cruz, diretora
"Neste ano, a escola, de forma geral, tomou a decisão de realizar essa gincana como uma forma de avaliar como os alunos estão se sentindo após a pandemia, assim como toda a comunidade escolar. Esses eventos que acontecem na escola são de grande relevância para mostrar que estamos todos juntos, em constante superação. E por meio dessa caminhada, queremos mostrar à sociedade o trabalho que a Escola Vidal de Freitas desenvolve na formação de cidadãos pensantes, com respeito, responsabilidade e pensando para a vida”, disse a diretora.
A apresentação final das atividades está marcada para o dia 28, encerrando a Gincana Cultural e consolidando o compromisso do CETI Polivalente Desembargador Vidal de Freitas com a formação integral de seus estudantes.
Professores e gestores da comunidade escolar
Finalizando o evento, a aluna Drielly Rilany, presidente do Grêmio Estudantil do CETI, falou sobre sua participação na gincana. "A minha participação foi na parte da organização, tanto na minha equipe quanto nas outras também. Estou ajudando, pois aqui trabalhamos com união, respeito e paz, e isso me proporcionou bastante aprendizado, tanto no que diz respeito a coisas internas da escola quanto a assuntos relacionados ao tema. O tema foi muito relevante, ajudou bastante a expandir a nossa visão e a aprender mais sobre tudo isso”, explicou a estudante.
Drielly Rilany, presidente do Grêmio Estudantil
Veja fotos das equipes e seus respectivos temas:
Equipe Branca - Paz
Equipe Amarela - Vida
Equipe Azul - Respeito
Equipe Verde - Resiliência