Por Renata Arrais
O Hemocentro de Picos registrou um aumento significativo nas doações de sangue no ano de 2023, em relação ao ano anterior, 2022. Porém, mesmo diante do aumento dos cadastros de voluntários, os números de doação ainda são baixos.
Ao todo no mês de novembro, um total 262 doações foram realizadas, sendo que a meta estabelecida foi revista e elevada para 500 doações devido a demanda prevista para o mês de dezembro, onde a um aumento no número de festividades.
Desde abril, o Hemocentro tem alcançado consistentemente todas as metas estabelecidas. No mês de junho, destacou-se a realização de 600 doações, contribuindo significativamente para o abastecimento do estoque de sangue destinado ao mês de julho.
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentado, ter dormido pelos menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar um documento de identificação com foto emitido por um órgão oficial.
A Supervisora do Setor de Captação de Doadores, Socorro Leite falou sobre as metas para o mês de novembro.
Supervisora do Setor de Captação de Doadores, Socorro Leite
“Nesse mês não estamos com doações tão boas porque a nossa meta mensal são 400 bolsas, mas esse mês nós aumentamos essa meta para garantir o estoque para o mês de dezembro, que é um mês onde as doações caem devido as festas do fim de ano, viagens e férias, então, estamos aproveitando novembro para garantir o estoque, mas já é dia 20 de novembro, e nós ainda não batemos a meta, por isso, convidamos todos que preenchem os requisitos para se dirigirem ao Hemocentro e fazerem suas doações, pois esse é um ato de amor”, disse a supervisora.