Como parte das comemorações dos 20 anos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA-PI), nos dias 26 e 27 de outubro, no Diferencial Eventos em Teresina, ocorreu a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí. O evento teve como tema "Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
Simões teve uma importante participação e representatividade por meio de 3 delegadas eleitas anteriormente na Conferência em âmbito municipal. Além disso, contribuiu ao levar uma Apresentação Cultural Quilombola do grupo de mulheres quilombolas de Belmonte do Curupira (Simões-PI) que fez parte da programação do evento.
Grupo de mulheres quilombolas de Belmonte do Curupira
Simões também participou da exposição das riquezas dos municípios e, ao final, teve destaque na eleição dos delegados estaduais, com duas representantes da sociedade civil quilombola que representarão o Piauí na Conferência Nacional, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.
Exposição das riquezas de Simões
Durante o evento, a diretora de Segurança Alimentar da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Edna Guedes, elogiou o número de participantes e destacou a importância da retomada das discussões para a criação de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional: "Queremos nos unir para falar sobre a situação atual em que os estados, os municípios e o país se encontram e queremos discutir propostas para erradicar a fome. A erradicação da fome faz parte da junção de discussões de políticas públicas. Vamos reunir as propostas trazidas pelos municípios e levá-las para o âmbito nacional. Teremos propostas maravilhosas para políticas públicas que visam a erradicação da fome e a presença de comida de verdade em nossa mesa, alimentos que vêm da agricultura familiar, valorizando as pessoas que produzem, valorizando o objetivo de acabar com a fome e também garantir que os alimentos sejam nutritivos e promovam a saúde", afirmou Edna Guedes.
Veja mais imagens!
Fonte: Ascom