A Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv) realizou nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), em Teresina, a 4ª Conferência Estadual de Juventude do Estado do Piauí.
A cidade de Fronteiras esteve representada no evento por meio da secretária municipal de Juventude, Maria Alice, juntamente com o assessor de Comunicação Luiz Gustavo, e a jovem, Luiza Clarice, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
O objetivo do evento foi a elaboração do Plano Estadual da Juventude que irá nortear a execução de políticas públicas voltadas a esse público. A Conferência Estadual faz parte da 4ª Conferência Nacional de Juventudes no Brasil.
Governador Rafael Fonteles com representantes de Fronteiras no encontro
O evento na capital piauiense reuniu mais de 350 jovens delegados que foram eleitos nas conferências municipais e estes apresentaram suas demandas e propostas para a elaboração do Plano.
“O evento foi um grande marco para a juventude piauiense. Foram dias enriquecedores a qual discutimos e elaboramos políticas públicas juvenis. Que possamos lutar diariamente por esta causa, pois cidadania é um protagonismo infinito. Nós do município de Fronteiras nos encontramos lisonjeados por participar deste momento incrível. Parabéns a organização, a toda equipe da COJUV e CEDJUV pelos esforços. Viva as juventudes Piauienses!”, destacou a secretária municipal de Cultura, Maria Alice Bezerra.
Já Luiz Gustavo, coordenador de Comunicação da Prefeitura de Fronteiras, que também representou o município no evento, falou sobre sua avaliação. “Avalio de forma positiva a realização deste grandioso evento. Foram debatidos importância eixos como direito à saúde, Educação, execução das leis da pessoa com deficiência, e com isso, tivemos a oportunidade de escolher propostas de relevante interesse para serem colocadas em prática através do Plano Nacional de Juventude que será escolhido em votação durante a Conferência Nacional. A juventude é protagonista e deve ser ouvida e respeitada. Estamos juntos com a juventude.
Veja mais fotos aqui: