Domingo, 27 de Abril de 2025

Acolhida para encerramento da IV Missão Jovem reúne milhares de fiéis em Picos

Publicado em 20/10/2023
Por Redação
FA-IMG-0b86826cf010f6460746.jpg
FA-IMG-0b86826cf010f6460746.jpg
Encontro reuniu 1.500 jovens/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, a cidade de Picos testemunhou a acolhida de jovens para o encerramento da IV Missão Jovem Diocesana, um evento de grande relevância para a comunidade católica na Diocese. Essa missão, que teve início em março, percorreu todos os zonais da Diocese, e seu encerramento está ocorrendo no Zonal 1, composta pelas paróquias da Catedral (Centro), Junco e Bairro São José.

Veja AQUI mais imagens!

Neste momento, cerca de 1.500 jovens representando toda a Diocese se reúnem para concluir essa jornada de fé e serviço. Os participantes foram divididos igualmente entre as três paróquias do Zonal 1. Quinhentos jovens estão na Catedral, no centro de Picos, outros quinhentos no bairro Junco e os restantes quinhentos no Bairro São José. A missão desses jovens é sair ao encontro das famílias e das comunidades, visitar lares, conviver com a população local, celebrar momentos de fé e compartilhar a experiência da juventude.

Momento de acolhida na Catedral

Em entrevista, Arthur Silva, coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Picos, destacou a importância do evento, enfatizando o protagonismo juvenil e o compromisso com os ensinamentos de Jesus.

Arthur Silva, coordenador da Pascom da Diocese de Picos

"Este evento é de suma importância, pois demonstra o protagonismo juvenil. Os jovens colocam os pés na estrada e fazem aquilo que Jesus fez, que é ir ao encontro das famílias e dos necessitados, para colocar em prática a essência da missão, que constitui o fundamento de nossa Igreja. Portanto, é um evento grandioso que mobilizou toda a Diocese", afirmou.

A programação para o dia de hoje é diversificada e abrangente. Na Catedral, a divisão dos 500 missionários entre as comunidades urbanas e rurais está em andamento. Cada comunidade terá sua programação específica, e na Catedral, estão previstas visitas às casas de famílias durante a tarde. À noite, os jovens participarão de um momento especial voltado para a juventude.

Diversos grupos de jovens foram formados para a missão

A jovem Emilly Lorrany veio da cidade de Alagoinha do Piauí para acompanhar as missões. Em entrevista ao Folha Atual, ela afirmou estar com altas expectativas para participar do evento, especialmente pela oportunidade de se enturmar com jovens de diferentes localidades.

Emilly Lorrany

"Essa é a quarta vez que estou participando de missões, e as expectativas estão bem altas. O encerramento da quarta Missão Jovem tem sido bastante elogiado em todos os lugares. Não é à toa que temos mais de mil jovens participando. Acredito que a divisão em grupos para realizar as visitas em diferentes localidades é um ponto muito positivo, pois nos permite conviver com diversas pessoas, fazer amizades, conhecer novos lugares e nos aproximar de outras pessoas. Isso é particularmente benéfico para pessoas tímidas, pois as ajuda a se desinibirem", declarou Emilly.

Álex Levy também veio de longe para participar da Missão. O jovem, que chegou em uma caravana de Santo Antônio de Lisboa, também afirmou estar com altas expectativas para a edição deste ano.

Álex Levy

"Essa é a minha terceira vez participando da missão, e eu espero que este ano seja tão excelente quanto as edições anteriores. Vim com um grupo da minha cidade, que se organizou e me convidou. Na divisão dos grupos, acabei ficando separado dos meus amigos, mas isso não vai afetar em nada para mim. É uma oportunidade de me enturmar, e a experiência continuará sendo a mesma", afirmou.

No sábado, a programação prossegue com visitas nas famílias durante o dia. Às cinco da tarde, todos os missionários da zona urbana da Catedral se concentrarão na Igrejinha e seguirão em carreata até o bairro Boa Sorte. Lá, o bispo Dom Plínio presidirá uma missa, seguida de um momento cultural e show para a juventude.

No domingo, as visitas às famílias continuam pela manhã, e à tarde, o encerramento ocorrerá na quadra do Santa Rita, onde os jovens de todas as dioceses e as comunidades se reunirão. A expectativa é de mais de 5 mil pessoas presentes na missa presidida por Dom Plínio, seguida por um show de encerramento.

 

Comentários