Domingo, 06 de Outubro de 2024

Com terceiro maior índice de mortes no trânsito, Piauí lança pacto para reduzir acidentes

Publicado em 10/10/2023
Por Redação
FA-IMG-142bea4cca37681c14ad.png
FA-IMG-142bea4cca37681c14ad.png
Acidentes de trânsito mataram 869 pessoas no Piauí em 2022/O Dia

Vidas sendo perdidas e índices alarmantes. É assim que pode ser definido o cenário do trânsito no Piauí conforme os dados apresentados pelo Governo do Estado na manhã desta terça (10). O Piauí apresenta a terceira maior taxa de mortes por acidentes de trânsito do Brasil, com uma média de 26,18 vítimas fatais a cada grupo de 100 mil habitantes. O número está acima da média nacional, que é de 14,98/100 mil.

É com o objetivo de reduzir esses índices e conscientizar a população sobre a violência do trânsito nas ruas e estradas que o Governo do Piauí firmou hoje (10) um Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito. O plano é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Além de promover a educação no trânsito, a fiscalização e melhorar a infraestrutura viária, o Pacto para Redução de Mortes no Trânsito prevê, também, a criação de uma plataforma estadual de informação sobre acidentes para o monitoramento da situação e adoção de medidas mais eficazes de redução dos índices de violência no trânsito.

Os números atestam a necessidade da adoção de medidas mais eficientes: só em 2022, o Piauí registrou 869 mortes no trânsito. Destas, 591 foram em acidentes envolvendo motocicletas. O Estado apresenta a maior taxa do Brasil de mortes em acidentes de moto: 68,6%.

Para reduzir estes índices, o pacto intersetorial trabalhará em quatro frentes: gestão, engenharia, educação e fiscalização. A gestão trata da integração entre os órgãos com objetivos e metas claras; a engenharia prevê a implementação de sinalização para reduzir fatores de risco; a educação abrange ações educativas e estratégias de conscientização na formação de futuros condutores; e a fiscalização trata da implementação e melhoria em setores atuantes na fiscalização de trânsito.

Na frente da Educação, o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito prevê ainda a implantação das Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental e Médio nas escolas da Rede Pública Estadual. A disciplina será eletiva e ofertada em todas as escolas de Ensino Médio para estudantes do 3ª Ano. O plano inclui também palestras de Humanização e Educação.

Já a frente de atuação ostensiva, que envolve a fiscalização, ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Presente na solenidade, o secretário Chico Lucas explicou que o corpo técnico municipal e estadual será treinado e que haverá um fortalecimento das unidades militares de trânsito, com implantação de fiscalização eletrônica de velocidade.

“Temos que enfrentar os acidentes e a criminalidade com mais ações no trânsito. As Companhias de Trânsito em Parnaíba, Picos e Bom Jesus reforçarão as bltizen da capital e no interior”, disse Chico Lucas (Secretário de Segurança do Piauí).

Ele lembra que, para os motociclistas, a orientação é usar sempre o capacete. Para os motoristas e motociclistas, é necessário sempre andar com documento regularizado e, se beber, não dirigir.

Já a superintendente do Detran-PI, Luana Barradas, explicou que, no compete ao órgão, a missão é fiscalizar e estimular o condutor a ter e a andar com documentos em dia. O objetivo é desenvolver o que ela chamou de Motorista Legal, em parceria com as prefeituras para oferecer cursos de pilotagem defensiva a condutores comuns e entregadores.

“Nós sabemos que a educação, iniciando na base, se fortalece ao longo dos anos. Queremos reduzir os acidentes, em especial motocicletas. Vamos pensar na política de melhor custo benefício da sociedade. É pensar o menor investimento para o maior retorno”

Fonte: Portal O Dia

Comentários