Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Escola Municipal Odete Ferreira Nunes em Itainópolis proporciona visita de alunos a UFPI

Publicado em 06/10/2023
Por Redação
FA-IMG-e7606fd31df5e749cf0f.jpg
FA-IMG-e7606fd31df5e749cf0f.jpg
Secretária de educação, equipe da escola e alunos na UFPI/Divulgação

A Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, no município de Itainópolis, sempre vem dando apoio a projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade. Ano passado a Escola recebeu a Dra. Michelli Ferreira e discente do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campos de Picos, com o Projeto Guardiões Mirins das Sementes Crioulas.

O projeto teve o objetivo de levar conhecimentos aos alunos sobre a importância de guardar as sementes crioulas para que não venham a se perder com o tempo, bem como fortalecer o cultivo na agricultura familiar. A escola pontuou como uma atividade que somou positivamente na sua proposta.

A parceria entre Universidade e a escola se estende com um novo tema: Horta Orgânica: do Campo ao Campus realizado pelos discentes do Grupo de Pesquisa em Sementes Crioulas do Semiárido (GPESC) no Espaço de Conservação das Abelhas do Semiárido Piauiense (E-Casa).

Nesta quinta-feira, dia 05 de outubro, os alunos do 7º ano ”A” da Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, tiveram a oportunidade de conhecer esse espaço e conhecer o projeto de perto, onde foram recepcionados pelos acadêmicos em educação do Campo: Lívia Pio e José Adailton, responsáveis pelo projeto, kamila Albuquerque, Nayara e José Rodrigues, voluntários do projeto.

Professores e a coordenadora

Os alunos foram acompanhados pelos professores: Mayara Campos, professora de Ciências, formada em Educação do Campo e ex-integrante do GPESC, o professor de Geografia, Israel Soares e a professora Maria Silvane Leite Veloso, coordenadora pedagógica da escola e pela Secretária de Educação, a professora Maria do Socorro Ribeiro. No espaço os alunos foram oportunizados conhecimentos teóricos e práticos e participaram ativamente das atividades propostas.

Professores, coordenadora e acadêmicos do curso de Educação do Campo

“O projeto visa promover agroecologia e educação ambiental com diálogos e atividades entre universidade e escola, enfatizando a importância de produzirem o seu próprio alimento, assim como utilizar pequenos espaços para essa produção”, enfatizou os responsáveis pelo projeto.

Alunos e o professor de Geografia, Israel Soares

A escola busca oportunizar conhecimentos que estimule no aluno o protagonismo a busca por saberes que possa levar para seu cotidiano, melhorando-o na qualidade de vida, além de promover o contato com a iniciação científica desde a Educação Básica.

Professora Mayara e aluna Ayla Thayná

Comentários