Domingo, 06 de Outubro de 2024

Madeira retirada durante a duplicação das BRs 316 e 343 no PI será doada

Publicado em 09/11/2013
Por Marta Soares
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Madeira retirada das BRs 316 e 343 será doada/Ellyo Teixeira/G1
A madeira a ser retirada em função das obras de duplicação das BRs 343 e 316 em Teresina será doada. A doação da vegetação onde ocorrerá as obras foi autorizada pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. De acordo com o diretor do órgão Dalton Melo Macambira, foi assinado um termo de cooperação técnica autorizando a doação da madeira para associações e programas governamentais.
 
“A obra exige a retirada da vegetação existente no trajeto por onde passará a estrada. O reaproveitamento da madeira será garantido através desse termo de cooperação. Isso é uma ação muito importante para o estado que terá a obra garantida e o reaproveitamento da madeira retirada legalmente. Ainda precisamos fazer um estudo para saber quanto será retirado de vegetação”, contou.
 
As obras de terraplanagem nas rodovias 343 e 316 teve início no mês de agosto e equipes trabalham em dois turnos. Na BR 343 a duplicação será de 9 km, e na 316 a duplicação será de 8,7 quilômetros.
 
Segundo Sebastião Ribeiro, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT) o investimento para a duplicação das rodovias custará aos cofres públicos quase R$ 100 milhões. “Para a BR-343 a obra será de aproximadamente R$ 30 milhões e para a BR-316 poderá chegar a até R$ 70 milhões”, finalizou.
 
Sebastião Ribeiro disse ainda que essa é considerada uma obra emergencial já que nas duas saídas o congestionamento é constante. “Na saída Sul, por exemplo, o fluxo intenso de veículos e o engarrafamento acontecem durante todo o dia. Lá, os serviços de duplicação vão da rotatória do bairro Esplanada até as proximidades do rodoanel de Teresina. Além da pavimentação, as obras incluem alças laterais e três viadutos”, explicou.
 
A previsão é que a obra esteja pronta no prazo de 360 dias. “Esse é um prazo que somos obrigados a colocar, porém acredito que na BR-343  terminaremos em até oito meses e a BR-316 em dez”, afirmou Sebastião.
 
G1 PI
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