Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

"Sou doador, seja pra quem for", campanha de doação de sangue segue até sexta-feira (29)

Publicado em 07/11/2013
Por Marta Soares
21e22e270f5ee53a5e556ad74468.jpg
21e22e270f5ee53a5e556ad74468.jpg
Doador Josimar Pereira/Marta Soares
No último dia 25 de novembro foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para incetivar a doação, os hemocentros do Piauí estão realizando durante toda esta semana a campanha "Sou Doador, seja pra quem for". Segundo o coordenador das campanhas do Hemocentro de Picos, Waldemar Santos Júnior, os doadores compareceram para fazer a doação e pede também para que aqueles que ainda não são doadores, que visitem o Hemocentro para conhecer e se tornarem doadores.
 
A campanha, que acontece anualmente, encerra nesta sexta-feira, dia 29, mas as doações podem e devem ser feitas durante todo o ano. Para doar sangue é preciso que o doador tenha 18 anos ou mais, porém, nos casos onde os doadores tiverem 16 e 17 anos, a doação pode ser feita com a autorização dos pais ou responsáveis. A idade limite, que antes era de 67 anos, foi alterada para 69 anos.
 
Waldemar Santos Júnior
 
Em cada doação são retirados cerca de 380 mL de sangue, que são repostos pelo organismo no período de 24 a 48 horas. As mulheres podem doar a cada três meses e os homens a cada dois meses. Quem já teve hepatite, doenças graves e quem não está tendo sangue o suficiente para doar, não pode ser um doador de sangue, mas aquelas pessoas que desejam torna-se doadores, podem se dirigir ao hemocentro e realizar a bateria de exames para saber se pode ou não fazer a doação.
 
No hemocentro de Picos, segundo Júnior Santos, sempre existem bolsas de sangue disponíveis, porém, ocorre que alguns tipos de sangue são mais raros, como os negativos, o que pode acarretar no menor número de bolsas. O estoque do hemopi de Picos está sempre com 200 bolsas de sangue à disposição, que são doados por alguns dos 13 mil doadores cadastrados. 
 
O sangue doado tem validade de apenas 30 dias. Para que este sangue não seja desperdiçado, há um esquema de revezamento, onde o sangue que está próximo do vencimento é enviado a cidades maiores, para que seja utilizado dentro da validade. Outra alternativa, é a troca por outros de validade estendida, que geralmente é feita com o Hemopi, em Teresina.
 
Josimar Pereira, de 47 anos, tipo sanguíneo ''O+'', é doador há 7 anos e diz que doar é um ato de amor: "eu sou doador de sangue e faço isso porque sei que isso salva vidas e tenho certeza de que com as doações que já fiz, já salvei muitas vidas".
 
Para ser um doador, vá até o Hemocentro de Picos, que está localizado na Praça Dr. Antenor Neiva, ao lado do Hospital Regional Justino Luz, que funciona de 07h às 17h. 
 
Imagem divulgada no site "Indiretas do Bem"
 
Mais uma imagem divulgada pela página "Indiretas do Bem" que incentivam a campanha
 
Página nordestina no Facebook "Suricate Seboso", usa o humor para incentivar as doações
Comentários