Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

OAB e Delegacia da Mulher de Picos promovem ações de combate à violência doméstica

Publicado em 30/08/2023
Por Redação
FA-IMG-6652b85bbea93a96dd99.jpg
FA-IMG-6652b85bbea93a96dd99.jpg
Comissão organizadora das ações/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Em uma iniciativa voltada para a conscientização e prevenção da violência doméstica, a OAB Subseção de Picos, em parceria com a Delegacia da Mulher local, realizou uma série de serviços jurídicos e sociais gratuitos na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto. O evento ocorreu na Praça Félix Pacheco e teve como principal objetivo encerrar as atividades programadas para o "Agosto Lilás", um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra as mulheres.

A ação contou com diversas parcerias importantes, incluindo o SEST Senat e o SESC, que ofereceram serviços como atendimento psicológico, fisioterapêutico e informações odontológicas. Na oportunidade, o Sesc também realizou a exposição de livros relacionados à força das mulheres, enfatizando a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino.


Serviço de massagem realizado pela fisioterapeuta Aida Cardoso (Foto: Danilo Eliéser)

Em entrevista, o presidente da OAB de Picos, Maycon Luz, destacou o papel da advocacia na luta contra a violência doméstica. "A OAB está aqui pronta para ajudar a sociedade e, principalmente, auxiliar as mulheres neste mês do Agosto Lilás. Chegamos fortes para lutar contra a violência dirigida às mulheres e estamos aqui para orientá-las e prestar serviços a elas. É fundamental que todos estejamos comprometidos nesse sentido, trabalhando com conscientização, para que as pessoas compreendam que a violência não é a solução", afirmou.


Presidente da OAB de Picos, Maycon Luz (Foto: Danilo Eliéser)

A Comissão da Mulher Advogada da OAB de Picos também desempenhou um papel importante no evento, oferecendo orientações jurídicas sobre temas como pensão alimentícia, divórcio e medidas protetivas. A presidente da comissão, Wislandia Sousa, ressaltou a relevância do evento.

"Esse evento é de suma importância, pois além de prevenir e conscientizar a mulher sobre os tipos de violência, nós estamos interagindo para que elas tenham conhecimento de seus direitos, caso venham a passar por alguma situação desse tipo. A nossa comissão é justamente para interagir com a mulher, realizar trabalhos preventivos contra a violência e atuar no momento da violência em si, tomando as medidas cabíveis. Isso é um trabalho gratuito prestado à sociedade", destacou.


Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Picos, Wislandia Sousa (Foto: Danilo Eliéser)

Além disso, a Delegacia da Mulher estava presente, oferecendo orientação jurídica, registro de ocorrências e assistência em situações de medidas protetivas. Na ocasião, a delegada da Delegacia da Mulher de Picos, Francineide Fontes, ressaltou a importância de divulgar os serviços disponíveis para a sociedade e reconheceu os esforços para combater a violência doméstica.


Delegada da Mulher de Picos, Francineide Fontes (Foto: Danilo Eliéser)

"Essa ação é muito importante, porque além de prestar o serviço em si, estamos divulgando esse serviço tanto para a sociedade local quanto para a sociedade civil vizinha, que também é atendida aqui na delegacia de Picos. Atualmente, os índices de violência são muito altos, mas isso não significa necessariamente um aumento de casos, mas sim um aumento na busca por ajuda. A sociedade tem percebido os serviços oferecidos pela polícia e isso está encorajando as mulheres a denunciarem cada vez mais os agressores", disse a delegada.

Veja mais imagens!










 

Comentários