Em entrevista a nossa reportagem, a secretária de Meio Ambiente de Inhuma, Lisiane Maria Leal Ferreira, falou sobre a conquista do município que alcançou a categoria “A” no Selo Ambiental do ICMS Ecológico. O resultado foi divulgado no início desta semana pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí.
Dentre os destaques, o município de Inhuma conquistou, pela terceira vez, o cobiçado Selo categoria A, em virtude de suas excelentes práticas ambientais. Toda ação desenvolvida conta com total apoio do prefeito Elbert Holanda.
O Selo Ambiental é uma importante certificação que reconhece os municípios que se destacam na implementação de ações e projetos voltados para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
Segundo a secretária, diversas ações foram realizadas o que favoreceu para o resultado da conquista do Selo, dentre elas, a realização de uma capacitação acerca do ICMS Ecológico, que teve como um tema “Educação Ambiental e Administração, Cuidar do Meio Ambiente”, ministrada por Vladiney Rodrigues, tendo como público alvo os secretários de governo, profissionais da limpeza pública e equipes das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
.jpg)
Prefeito Elbert com secretária na capacitação sobre ICMS Ecológico
Foram ainda fixadas placas educativas em locais que estavam no Plano Municipal de Conservação, e também a limpeza e a conservação dessas áreas, com intuito de manter as nascentes, lagoas e rios do município conservado, estimulando o turismo e a educação ambiental.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Placas educativas foram fixadas em vários locais
Outra ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi o plantio de 950 mudas de árvores nativas, com o propósito de manter vivo o meio ambiente.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Mudas foram plantadas com contribuição de alunos
Em todas as ações, a secretária esteve presente com o coordenador de fiscalização de monitoramento e licenciamento ambiental, Pedro Lopes, que muito contribuiu com as ações. Os dois estiveram também juntos durante a realização de um Workshop realizado em Teresa que tratou acerca do ICMS Ecológico.
.jpg)
Lisiane com Pedro durante Workshop
“É com grande alegria, como secretária, que compartilho essa conquista, que não é apenas um reconhecimento do trabalho, mas também um reflexo do compromisso que temos com a preservação e conservação do Meio Ambiente. O selo A do ICMS Ecológico Ambiental é um sinônimo de excelência e responsabilidade ambiental e ele nos coloca no caminho certo para construir um futuro mais sustentável e harmonioso para todos”, disse Lisiane Ferreira.
.jpg)
Secretária Lisiane falou sobre a conquista
A secretária ainda fez seus agradecimentos. “Quero expressar minha gratidão a todos os membros que contribuíram para que esse Selo fosse conquistado. Quero agradecer também a comunidade e aos parceiros que apoiaram todo esse processo. Essa conquista é apenas o começo, a gente tem muito mais a fazer em prol da proteção ambiental e vamos trabalhar juntos buscando soluções inovadoras e implementando políticas sustentáveis. É importante lembrar que cada pequena ação conta, vamos inspirar outros a se juntarem a nós nessa jornada em direção ao futuro mais verde e saudável”, finalizou Lisiane Ferreira.
.jpg)