Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Vereador acusa Conselhos Escolares de falta de transparência; Secretaria reage

Publicado em 06/11/2013
Por Jailson Dias
45ab7c25bf128aee1dcc8381b775.jpg
45ab7c25bf128aee1dcc8381b775.jpg
Renato cobra mais transparência da Secretaria de Educação/Jailson Dias

Na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Picos, na tarde de 21 de novembro, o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), juntamente com os demais integrantes da Comissão de Educação, apresentou um requerimento solicitando a realização e uma audiência pública para que a Secretaria de Educação apresentasse os balancetes dos recursos injetados nas escolas e administrados através dos Conselhos Escolares.

Renato disse estar inteirado dos valores que chegam a cada unidade escolar, e tem recebido muita cobrança por parte da população que não teriam conhecimento de como esse dinheiro estaria sendo usado. “É por isso que nós estamos pedindo ao secretário de Educação - Pe. Walmir Lima - que ele mande para esta casa cópia das prestações de contas de todas escolas que tem Conselho Escolar”, comentou.

Para o vereador está havendo falta de transparência na administração desses recursos destinados a educação. “Acho que sim. Claro que sim! Se não a população não estaria aqui nos cobrando”, declarou.

Através de sua assessoria de comunicação o Pe. Walmir divulgou uma nota sobre o assunto. Nela há a explicação de que o Conselho Escolar é uma entidade autônoma formada pela comunidade escolar, pais de alunos, professores, servidores, cabendo a esse conselho gerir os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

“Cabe à Secretaria Municipal de Educação ajudar esses conselheiros a aplicarem corretamente o dinheiro e informar como fazer prestação de contas corretamente”, consta na nota.

A Secretaria de Educação já teria promovido capacitações com os conselheiros sobre como fazer essas prestações de contas que podem ser apresentadas até 31 de dezembro deste ano, uma vez que o Ano Letivo ainda não se findou. Em janeiro de 2014 o FNDE será informado sobre a prestação de contas de cada escola. As atas com cópias dos demonstrativos ficarão disponíveis nos murais das escolas para consulta popular.

Comentários