Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Secretaria de Meio Ambiente de Picos lança Projeto de Combate às Queimadas

Publicado em 04/08/2023
Por Redação
FA-IMG-f7970cb5f12f53518209.png
FA-IMG-f7970cb5f12f53518209.png
Secretaria de Meio Ambiente de Picos/Google Maps

Por: Danilo Eliéser

Com o objetivo de conscientizar e levar informações à população, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Picos (SEMAM) lançou, na manhã desta sexta-feira, 04 de agosto, o Projeto Municipal de Combate às Queimadas. A iniciativa foi anunciada por meio de entrevista coletiva realizada na sede da Prefeitura e marca o mês de combate às queimadas e incêndios no município.

Durante o mês de agosto, a equipe da SEMAM, juntamente com parceiros como a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, executará um cronograma de palestras em escolas e sindicatos. Durante as palestras, a atenção será voltada não apenas para o alastramento do fogo, mas também para os prejuízos que as queimadas causam tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.

A equipe ainda capacitará agentes de saúde como multiplicadores sociais, por meio de palestras com a presença do Corpo de Bombeiros do município, e promoverá momentos de conscientização com agricultores e agricultoras da região.

Além disso, serão publicadas informações educativas nas redes sociais durante todo o mês, bem como vídeos educativos nas TVs locais e spots de rádio sobre o tema.

De acordo com Nilma Nascimento, educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Picos, a escolha desse mês para a iniciativa se deve ao início do período de estiagem, que torna a vegetação suscetível a incêndios e queimadas. "A nossa meta é levar informações para a população e conscientizá-los sobre o controle e os cuidados necessários durante o período seco, especialmente com a chegada do período B-R-O-Bró, que intensifica as queimadas em nosso município", afirmou Nilma Nascimento.


Nilma Nascimento, educadora ambiental da SEMAM de Picos

É importante destacar que a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente já atua no combate aos incêndios e queimadas, verificando possíveis ocorrências a partir de denúncias. A legislação municipal proíbe queimadas desde 2019, e a equipe de fiscalização está capacitada para verificar in loco o motivo do incêndio e tomar as medidas cabíveis.

"É muito compreensível que a gente tem que respeitar a natureza. A gente não pode destruí-la porque a gente depende dela inteiramente. Sou totalmente contra as queimadas e qualquer ato humano que degrade a natureza", afirmou a secretária de Meio Ambiente de Picos, Maria do Bom Sucesso Marques.


Maria do Bom Sucesso, secretária de Meio Ambiente de Picos
 

Comentários