Domingo, 20 de Abril de 2025

Educação de Geminiano promove Jornada Pedagógica em preparação para o 2º semestre letivo

Publicado em 31/07/2023
Por Redação
FA-IMG-a16d2d6a01d7ff78af14.jpg
FA-IMG-a16d2d6a01d7ff78af14.jpg
Jornada Pedagógica contou com mais de 80 professores/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Na manhã desta segunda-feira, 31 de julho, teve início em Geminiano a Jornada Pedagógica 2023.2, promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação. Com o tema "O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas", o evento reuniu os docentes e gestores da Rede Municipal de Ensino.

Veja AQUI mais imagens!

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, e teve início às 07h30 com o processo de credenciamento dos participantes. Em seguida, foi constituída a mesa de honra, onde diversos convidados proferiram suas falas.


Mesa de honra do evento

Na oportunidade, o coordenador-geral da Educação de Geminiano, Railton Pinheiro, destacou a relevância da Jornada Pedagógica e o empenho dos docentes na busca pela excelência na educação. "Esse é um momento de muita troca de conhecimento, então é muito importante, pois sabemos que esse semestre terá avaliações externas, temos o SAEB, o SAEPI, que são avaliações que medem a educação a nível nacional, estadual e municipal", afirmou Railton. Ele ainda elogiou a participação ativa dos professores e da equipe pedagógica no evento, ressaltando o comprometimento de todos com a melhoria da educação em Geminiano.


Coordenador-geral da Educação de Geminiano, Railton Pinheiro

O evento teve continuidade com uma palestra ministrada pela pedagoga e supervisora da Rede Estadual de Ensino, Ana Patrícia, que abordou as políticas relacionadas ao SAEB e seus impactos nas séries iniciais e finais do ensino básico, trazendo à tona a importância da avaliação como ferramenta para a melhoria da qualidade educacional.


Palestra foi ministrada pela pedagoga Ana Patrícia

Em entrevista, a palestrante ressaltou a importância das avaliações externas, destacando especialmente o exame nacional do SAEB, que será aplicado neste ano. "É uma prova de extrema importância, precisamos focar as avaliações das crianças em salas de aula nesse exame nacional, pois ele mensura o nível educacional da cidade e das escolas. É o caminhar do professor para que ele faça uma reflexão a cerca dessa avaliação. Nós vamos refletir a sistemática da avaliação e os impactos que ela causa diretamente ao aluno, refletindo na formação do professor e nos ensinamentos em sala de aula. É um assunto bem teórico, porém vai impactar diretamente no conteúdo do professor em sala", afirmou.

Mais de 80 profissionais da educação compareceram ao evento, incluindo professores, coordenadores e diretores das escolas municipais de Geminiano. Embora a secretária de Educação, Érica Carvalho, não tenha podido comparecer por motivos superiores, a presença e participação ativa dos demais profissionais evidenciaram o engajamento da comunidade educacional na busca por aprimorar as práticas pedagógicas.


Diversos profissionais da Educação estiveram presentes

A Jornada Pedagógica terá continuidade nesta terça-feira, 01 de agosto, com uma programação voltada para os professores do 2º e 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de português, e para os do 9º ano de matemática, durante a manhã. À tarde, haverá o planejamento para os profissionais do magistério de todas as modalidades de ensino.




Comentários