Domingo, 06 de Outubro de 2024

Feira de Produção Agroecológica marca culminância das hortas comunitárias

Publicado em 03/11/2013
Por Jailson Dias
ed4484b9dfeb2dd16548b2fc00a1.jpg
ed4484b9dfeb2dd16548b2fc00a1.jpg
Feira Agroecológica na Praça São Pedro /Jailson Dias

O tempo nublado atraiu os santanenses para visitar a Feira de Produção Agroecológica promovida na manhã deste domingo (24/11), na Praça São Pedro, em Santana do Piauí. O evento marca a culminância do projeto PAIS, que através de uma parceria entre Sebrae, Fundação banco do Brasil e prefeitura municipal, tornou possível a implantação de dez hortas comunitárias espalhadas por todo o município, garantindo a produção de hortaliças mesmo em período de estiagem, pelo qual passa a região.

As hortaliças verdes e cheias de cor marcam a qualidade da produção desses alimentos, sem agrotóxico e através de irrigação com a água de poços artesianos próximo de onde foram montadas.

Acompanhando o evento o prefeito Ricardo José Gonçalves lembrou que a ideia da feira já havia sido idealizada há alguns anos. O prefeito cita ainda todo o processo de montagem dessas hortas comunitárias, com o apoio dos órgãos públicos. “Então essa capacitação foi desde o plantio, o manejo até a parte de comercialização. Então essa feira é a culminância do projeto que foi desenvolvido com a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a prefeitura municipal”, explicou.

O gestor do projeto PAIS no Piauí, Robson Antônio, declarou que a iniciativa deste domingo tinha como objetivo mostrar para a sociedade a qualidade da produção local. Ele cita que mesmo em meio a seca é possível produzir verduras próprias para o consumo humano, como a feira mostrava. O gestor diz esperar que a comercialização desses produtos se torne rotina no município. A feira marca o encerramento do Sebrae na execução do projeto, que até o momento garantiu toda a assessoria técnica necessária.

Proprietária de uma horta do PAIS no povoado do Engano dos Porém, Maria dos Santos Lima, declarou que a feira era uma oportunidade expor e comercializar as suas hortaliças. Ela garante que o projeto é vitorioso por garantir a produção, independente da ausência de chuvas.

Dentre as hortaliças o alface, o cheiro verde e cebolinha são as principais verduras. “Tem um sistema de irrigação por gotejamento que facilita bastante e vai mais pouca água. É possível tirar uma renda, pois dá pro consumo e pra tirar sustentação”, explicou.   

Comentários