Sábado, 05 de Outubro de 2024

Fisioterapeuta fala dos riscos da atividade física sem acompanhamento de especialista

Publicado em 02/11/2013
Por Marta Soares
98618846f23c7b4eb2c14cd4ce8c.jpg
98618846f23c7b4eb2c14cd4ce8c.jpg
Diego Mota, fisioterapeuta /Marta Soares
Na última semana o fisioterapeuta Diego Mota, que integra o Centro de Treinamento Sara Menezes e ainda a equipe da Seleção Piauiense de Badminton, esteve em Picos participando de um evento promovido pelo curso de Fisioterapia de uma faculdade particular da cidade. Na ocasião, Diego ministrou minicurso sobre a Fisioterapia Desportiva.
 
Segundo o fisioterapeuta, os "atletas de final de semana", aquelas pessoas que praticam algum esporte apenas nos finais de semana ou poucas vezes na semana e ainda aqueles que são atletas amadores, precisam estar atentos aos perigos da atividade física sem orientação. "A fisioterapia passou de um padrão de curativo para preventivo. A fisioterapia tem o poder de dar uma correção nos problemas de disfunção biomecânicas, ou seja, desordens dos ossos, que levam ao encurtamento muscular e outras patologias", alertou.
 
Para Diego, é de fundamental importância que as pessoas que praticam atividade física, lembrem também do fisioterapeuta, além do educador físico. Isso ajuda a prevenir lesões graves, no caso de pessoas que não praticam atividade física regularmente. Dentre as lesões mais comuns está a condromalacia patelar, a famosa dor e "estalo" no joelho e as torções de tornozelo.
Comentários