Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Em Picos, CETI Mário Martins lança revista produzida por alunos

Publicado em 06/07/2023
Por Redação
FA-IMG-b92f58bcfc6ad84beaaf.jpg
FA-IMG-b92f58bcfc6ad84beaaf.jpg
Revista 'CMM em Ação. Escola: espaço de aprendizagem e experiências inovadoras'/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, aconteceu o lançamento da revista “CMM em Ação. Escola: espaço de aprendizagem e experiências inovadoras’, volume 1. A revista foi produzida pelos alunos do 2º ano do ensino médio, juntamente com o professor Rivaldo Campos, do Centro de Educação de Tempo Integral Mário Martins, localizado no bairro Junco, em Picos.

O coquetel de lançamento aconteceu no pátio da escola, e contou com a presença de gestores escolares da rede estadual de ensino, professores, colaboradores da escola, jornalistas, alunos e demais convidados.

Bastante emocionada, a diretora do CETI Mário Martins, Iraí Moura, falou sobre o sentimento de alegria pelo lançamento da revista e ressaltou que os alunos se entregaram na produção do projeto.

“O sentimento é de gratidão. Eu estou bastante feliz e emocionada pois é um projeto de grandiosidade onde nunca imaginávamos que o CETI Mário Martins, escola pública, da rede estadual de ensino, escola de bairro, pudesse concluir um projeto tão rico de uma produção feita pelos alunos do ensino médio com tamanha riqueza”, disse.

Diretora do CETI Mário Martins, Iraí Moura (Foto: Wesley Monteiro)

A gestora escolar, Iraí Moura, ainda comentou sobre os principais desafios enfrentados na produção da revista, onde foi preciso buscar parcerias para alimentar um projeto tão rico em conhecimento.

“O principal desafio foi o financeiro, pois não temos nenhuma fonte enquanto escola pública que consiga financiar um trabalho tão grande. Fazer uma revista é caro, então o nosso principal desafio foi o financeiro. Tivemos que buscar parcerias para que pudéssemos lançar essa revista”, destacou.

De acordo com o professor de História e da disciplina de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares (PPI), Rivaldo Campos, que é o diretor de redação da revista “CCM em Ação”, o projeto é de suma importância para toda a comunidade escolar, tendo em vista que os alunos são os maiores protagonistas do projeto.

“A importância é o protagonismo juvenil que está sendo trabalhado com os nossos alunos do 2º ano A e B, visto que o maior desafio é trabalhar aulas mais dinâmicas que possa envolver os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem”, destacou.

Professor e diretor de redação da revista, Rivaldo Campos (Foto: Wesley Monteiro)

O professor Rivaldo Campos ainda explicou que no início era apenas um jornal escolar, mas o projeto foi ganhando força e se tornou uma revista escolar como produto final da disciplina de PPI.

“A revista nasceu a partir da disciplina de PPI, que é uma disciplina de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares, eu sou formado e especialista em História, mas com a proposta do novo ensino médio a gente transita também por essas disciplinas, então ministramos a disciplina de PPI com o novo ensino médio com esse desafio de trabalhar projetos juntamente com os discentes. De início chegamos com um projeto de jornal escolar, onde no primeiro momento eu desafiei os discentes, fizemos a nossa reunião de pautas, depois fizemos a distribuição de serviços para cada aluno e deram uma grande contribuição no projeto, tanto que o resultado está no lançamento da revista”, frisou.

Entusiasmada, a estudante Maria Vitória, de 16 anos, aluna do 2º ano A, explicou como foi participar na produção da revista.

“Foi uma experiência muita rica, onde aprendemos bastante sobre a escola, aprendemos bastante sobre os projetos que já aconteceram na instituição. Foi bastante legal pois conhecemos pessoas, podemos nos aprofundar em projetos importantes da escola, então foi uma experiência bastante rica para todos nós”, ressaltou.

Estudante Maria Vitória. Foto: Wesley Monteiro

Sobre a revista

O conteúdo da revista aborda sobre o Novo Ensino Médio: perspectivas e desafios na concepção de alunos da instituição de ensino; Espaço diferenciado pelo protagonismo juvenil: interação, produção e criatividade, além de apresentar todos os professores, colaboradores, alunos e todos os eventos que aconteceram na escola durante o primeiro semestre letivo do ano de 2023.

Veja mais fotos aqui:

 

Fonte: Jornal de Picos

Fotos: Jornal de Picos

 

Comentários