Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Professor Joaquim Agnelo Ribeiro lança livro ‘Estudos da América Latina’ em Fronteiras

Publicado em 06/07/2023
Por Redação
FA-IMG-f39f4a833339c1300236.jpg
FA-IMG-f39f4a833339c1300236.jpg
Escritor no momento dos autográfos no livro/Folha Atual

O município de Fronteiras foi palco na tarde desta quarta-feira, 05 de junho, de um momento cultural mais que especial, quando o filho ilustre da cidade – Joaquim Agnelo Ribeiro, conhecido por Jota, realizou o lançamento do livro de sua autoria intitulado “Estudos da América Latina.

Confira AQUI mais imagens!

A solenidade de lançamento, realizada no Auditório Dona Quinô, foi organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, com o apoio da 16ª GRE. Familiares, amigos e conterrâneos do professor Jota prestigiaram o evento.

Dr. Norberto fez a apresentação da obra literária

Joaquim Agnelo Ribeiro é natural de Fronteiras e trabalha como professor há mais de trinta anos, onde atualmente leciona no Instituto Dom Barreto, no Educandário Santa Maria Gorete e no Colégio CEV, em Teresina. O professor é formado em História pela Universidade Federal do Piauí, onde especializou-se em História do Brasil e em História do Piauí.

Autoridades se fizeram presentes

A obra literária é formada por 178 páginas, sendo distribuída em 8 capítulos com ilustrações e imagens, abordando temas como a Chegada Humana às Américas; Civilizações Mesoamericanas: Os Maias e Os Astecas; Os Incas; Invasão e Destruição; A Construção da América Espanhola; A Revolução de Saint-Domingue e As Rupturas Latino-Americanas.

Ao final do evento amigos e familiares do escritor fizeram diversas homenagens apresentadas em depoimentos por meio de um telão, ocasião em que emocionou o escritor.

Homenagens foram apresentadas

Escritor se emocionou com depoimentos

O escritor e professor Jota falou de onde surgiu a iniciativa para escrever o livro. “Esse é um momento muito importante para mim onde eu lanço meu livro junto com amigos e familiares. Essa obra é um resultado de um projeto do Instituto Dom Barreto, onde eu pude ministrar uma disciplina sobre o tema do livro. Eu gostei e resolvi escrever sobre o assunto”, disse.

Professor Jota agradeceu a todos os presentes

O professor ainda fez seus agradecimentos e manifestou seu sentimento pelo momento. "Eu não esperava tudo isso que vivi aqui hoje. Talvez este tenha sido um dos maiores episódios de minha existência. Agradeço ao prefeito Eudes, a Zildênia e Rosângela e a todos os meus amigos desta cidade. A presença de cada um me comoveu, não dá para citar nomes, porque são muitos. Todos servem de referência na minha vida, então considero um momento de gratidão e alegria", frisou.

Escritor com o prefeito e primeira-dama

O prefeito Eudes Ribeiro falou sobre a importância do livro para o munícipio. “Eu estou grato a Deus pelo privilégio de participar do lançamento desse livro e feliz porque Fronteiras tem diversos talentos. O professor Jota veio trazer a população esse livro com uma história interessante e que certamente estará em todas as escolas desse estado, então, esse momento se resume como gratidão e louvor a Deus pela vida do professor Jota e por este momento cultural aqui em nossa cidade”, disse o prefeito.

Eudes falou de sua alegria em participar do encontro

Como forma de apoio ao trabalho do escritor conterrâneo, o prefeito Eudes adqueriu todos os livros que o escritor trouxe para serem comercializados no evento, e distribuiu para àqueles que não tinham ainda adquerido a obra literária.

Durante o lançamento do livro, o poeta Francisco das Chagas Bezerra, conhecido como Seri, recitou alguns poemas para o público presente, como também foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação alunos que se destacaram em concurso de crônicas e que receberam Menção Honrosa da Academia de Letras de Picos (ALERP), pelas belas produções dos textos.

Poeta Seri recitou poemas

Alunos destaques em concurso foram apresentados

Auditório ficou completamente lotado

No final todos foram convidados para jantar de confraternização

 

Comentários