Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Empresa de Consultoria Ambiental faz estudo na região de Picos

Publicado em 01/11/2013
Por Marta Soares
cc3e924de1fe1f6d170b9e33dba5.jpg
cc3e924de1fe1f6d170b9e33dba5.jpg
A empresa faz parte do grupo “Óasis Construções e Consultoria”, empresa que está no mercado há 16 anos/Folha Atual
A Arqueo - Ambiental, uma empresa teresinense de Consultoria Ambiental, chegou a Picos para realizar estudos de impactos ambientais de obras que, junto com o desenvolvimento, também trazem riscos ao meio ambiente. Na última semana, o gestor ambiental Leonardo Madeira Martins, doutorando em Meio Ambiente pela UFPI, esteve em Picos para realizar estudo inicial do asfaltamento da PI que liga Picos à Gameleira dos Rodrigues.
 
“É uma obra do Governo do Estado, através do DNER - Departamento Nacional de Estradas e Rodagens, é uma obra que tem o potencial poluidor, vai haver desmatamento da faixa de domínio e tudo isso requer uma análise ambiental para que dê suporte e permita receber a licença”, disse Leonardo.
 
Para atender as demandas de Picos, a empresa de consultoria possui uma representante no município, a bióloga e mestranda em Meio Ambiente pela UFPI, Otávia Caracas Câmara. A Arqueo - Ambiental faz parte do grupo “Óasis Construções e Consultoria”, empresa que está no mercado há 16 anos.
 
Toda e qualquer obra que apresente a possibilidade de impacto ambiental, desde a construção de uma casa até a construção de estradas, postos de combustíveis, dentre outras, necessita de licença ambiental, que atualmente pode ser feita também em Picos através da Sec. de Meio Ambiente, mas para que a licença seja concedida, é preciso que o interessado pela obra apresente um estudo sobre os impactos ambientais e as formas de minimizá-los. 
 
Nos serviços oferecidos pela empresa estão estudos ambientais de todas as variedades, planos de controle ambiental, relatórios ambientais simplificados e completos. Em Teresina, a Arqueo - Ambiental já realizou estudos para construção de pontes, rodovias, aterros sanitários, sistema de esgotamento sanitário, usina de asfalto, dentre outros.
 
De acordo com Leonardo, Picos foi escolhida para a expansão da empresa por possuir uma Secretaria de Meio Ambiente atuante e que passou a expedir licenciamento ambiental. Além de consultoria ambiental, a empresa trabalha com consultoria arqueológica, porque possui uma equipe multiprofissional com antropólogos, arqueólogos, biólogos, engenheiros civis, gestores ambientais e geólogos.

 

Comentários