Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025

Programa Saúde na Escola encerra com culminância em Padre Marcos

Publicado em 31/10/2013
Por Edson Costa
0271f7fab7076e0dab03d6ab5d02.jpg
0271f7fab7076e0dab03d6ab5d02.jpg
Evento foi bastante participativo/cidadesnanet


O município de Padre Marcos encerrou na última quinta-feira (14) a etapa 2013 do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela  Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

O objetivo do PSE é contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens em salas de aula, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos.

Ao longo do ano, alunos da rede municipal e estadual de ensino foram beneficiados com diversas ações preventivas em saúde. Na culminância, tudo o que foi transmitido pelos profissionais durante as visitas às escolas foi novamente apresentado, desta vez, pelos próprios alunos.

As salas de aula da Pré-Escola Tia Guida serviram de estandes. A obesidade na infância e adolescência, a cultura corporal, drogas, a saúde bucal e ocular, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis e orientações sexuais foram alguns dos temas abordados.

A Secretaria de Saúde aproveitou para cuidar da saúde dos alunos e de quem visitou a culminância. Foi possível atualizar o caderno de vacinas, aferir da pressão arterial, testar de glicemia e calcular o índice de massa corporal, dentre outros cuidados. Além dos profissionais do município, o PSE ainda recebeu o apoio de um grupo de estagiárias do curso técnico de enfermagem do “Instituto Arte de Cuidar”, dos municípios de Padre Marcos, Alegrete, Francisco Macedo e Belém do Piauí.

As secretárias municipais, Ana Márcia e Marta Leal, respectivamente de Saúde e Educação, acompanharam de perto a culminância. As gestoras agradeceram aos alunos e a todos os profissionais envolvidos e que contribuíram para que o programa acontecesse. Quem também prestigiou o evento foi o vereador Juvanir Macedo.

Fonte: Cidadesnanet

Comentários