A Prefeitura de São José do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira, 23 de junho, a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.
O evento democrático teve como objetivo central a reavaliação da política de Assistência Social desenvolvida no município, e o aprimoramento dos serviços ofertados por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Logo após a composição da mesa de honra e a execução dos hinos do Piauí e de São José do Piauí, houve os pronunciamentos, sendo em seguida declarada aberta oficialmente a Conferência pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaqueline Moura Barbosa.
Em seguida aconteceram duas apresentações culturais conduzidas por idosos e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanhados pelos serviços e programas de Assistência Social no município.
Apresentações culturais conduzidas por idosos e crianças do SCFV
A programação da conferência seguiu com a Palestra Magna, proferida pela professora e assistente social, Ângela Bezerra, que explanou sobre o tema do encontro.
Ângela Bezerra, palestrante
Logo após, os participantes se dividiram em grupos de trabalhos onde foram tratados sobre cinco eixos temáticos, e apresentado para o público presente. O evento foi encerrado com a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual e entrega de certificados de participação.
O prefeito Admaelton Bezerra destacou positivamente a realização da conferência, onde segundo ele, a sociedade tem voz, podendo apresentar suas principais demandas quanto aos serviços na área da Assistência Social.
Prefeito Admaelton Bezerra
“Essa Conferência é um momento fundamental para podermos discutir e traçar estratégias que promovam a reconstrução do SUAS em nossa cidade. Queremos construir um SUAS mais eficiente e capaz de atender às demandas da população, garantindo o acesso aos direitos sociais e a promoção da dignidade humana. Neste evento faremos uma avaliação de como podemos cumprir o que está previsto na legislação visto que um dos objetivos do SUAS é garantir a proteção social aos cidadãos. Estou muito satisfeita por estar aqui hoje, neste espaço, e testemunhar a presença de todos vocês”, disse a secretária de Assistência Social, Erilene Bezerra.
Erilene Bezerra, secretária de Assistência Social
Também participaram da Conferência o vice-prefeito, Joseidney Bezerra; as secretárias Joyce Bezerra (Meio Ambiente) e Cileide Borges (Educação); a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaqueline Barbosa; usuários do SUAS; crianças; adolescentes e a população em geral.
No final foi entregue certificados para participantes