Sábado, 05 de Outubro de 2024

Piauí registra aumento de quase 20% nas mortes violentas

Publicado em 21/06/2023
Por Redação
FA-IMG-bc5beee4d18baf31bf0c.png
FA-IMG-bc5beee4d18baf31bf0c.png
Piauí tem se posicionado em contramão com o restante do país/Reprodução

Por: Danilo Eliéser

No primeiro trimestre deste ano, o estado do Piauí enfrentou um preocupante aumento no número de mortes violentas, com um total de 199 casos registrados, o equivalente a uma média de duas mortes por dia. Esse aumento representa um crescimento de 19,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o estado registrou 167 assassinatos.

O Piauí se destaca como o estado do Nordeste com o maior aumento nas mortes violentas, além de figurar como o terceiro estado com o maior crescimento no índice em todo o país, ficando atrás apenas do Amapá, com um aumento de 87%, e do Acre, com 20,9%.


Em resposta a essa preocupante tendência, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) emitiu uma nota informando que o mês de janeiro de 2023 foi marcado por um aumento nos casos de Mortes Violentas Intencionais no Piauí, resultado de uma tendência ascendente que começou no final de 2022. No entanto, a partir de intervenções estratégicas adotadas, a tendência de alta foi revertida, e desde o mês de abril foram observadas reduções consideráveis nesse indicador.

A nota ainda informa que, após a reorganização das forças de segurança pública no estado, houve uma redução de 30% nos casos de Mortes Violentas Intencionais em maio, comparado ao mesmo período do ano anterior.

É preocupante observar que o estado do Piauí tem se posicionado em contramão com o restante do país. Enquanto o Brasil vem apresentando sucessivas reduções nos índices de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, registrando uma diminuição de 0,9% nesse último levantamento, o estado tem apresentado um aumento significativo nas mortes violentas.

Apenas a região Sudeste apresentou um aumento nos números de assassinatos, com um crescimento de 8,2%. Por outro lado, as demais regiões registraram quedas nos índices: Centro-Oeste (-5,2%), Nordeste (-3%), Norte (-4,2%) e Sul (-5,7%).

Os dados são provenientes do Monitor da Violência, uma parceria entre o g1, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que compila dados mensais para fornecer uma visão abrangente da situação da violência no país.
 

Comentários