Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025

Dom Plínio anuncia transferência do padre Gregório e mais seis sacerdotes

Publicado em 30/10/2013
Por Marta Soares
2f6414b9797da7ec3568bff27061.jpg
2f6414b9797da7ec3568bff27061.jpg
Dom Plínio José Luz/Erivan Costa
É comum que a cada seis anos haja uma "dança das cadeiras" no clero e é o que acontecerá na Diocese de Picos nas próximas semanas. Sete padres, incluindo dois de Picos e cinco de cidades vizinhas, serão transferidos de suas paróquias, como informou com exclusividade ao Folha Atual, o Bispo Diocesano Picos, Dom Plínio José Luz.
 
De acordo com o bispo, serão transferidos o Padre Antônio Mendes Neto, da paróquia de Fronteiras, que está há seis anos naquela cidade; padre Expedito Antônio de Oliveira, há seis anos em Jaicós; padre Francidilso do Nascimento, há um ano e dois meses em Simões; padre Francisco Pereira Borges, há seis anos em Bocaína; padre José Mairton da Silva Sousa, há dois anos no bairro Junco; padre Miguel Feitosa Pereira, há seis anos em Monsenhor Hipólito e o padre Gregório Leal Lustosa, há seis anos na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. Os padres Flávio e Adalto, respectivamente da paróquia de São Francisco e de São José Operário, permanecerão na cidade, bem como dos demais 22 padres que estão nas paróquias que compõem a Diocese de Picos.
 
"Mudanças como esta acontecem a cada seis anos, que é o período limite para a permanência de um padre em uma paróquia, como rege a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mas esta mudança pode acontecer também antes deste prazo, quando há a necessidade extrema", disse Dom Plínio.
 
Dom Plínio não quis informar ainda o local para onde estes padres serão transferidos, segundo ele, esta informação só será oficialmente repassada no dia 28 de dezembro, quando acontecerá, em Betânia do Piauí, a reunião dos padres. Mas é certo que o padre Gregório Leal Lustosa será transferido para outra cidade, já que nas paróquias de Picos não há vagas.
 
Sobre a saída do padre Gregório, Dom Plínio disse que é natural o apego da população, mas que é preciso também estar liberto deste apego, já que o objetivo maior é Jesus Cristo, é Deus. "Ele está em pé de igualdade com os outros e o critério é dar lugar para a gente mudar, é poder viver outras experiências em outras comunidades". O padre Francidilso está deixando a paróquia de Simões para acompanhar o Seminário.
 
Algumas paróquias fazem manifestações pela permanência dos padres, mas certamente todos entenderão que a mudança é necessária. Dom Plínio, além de cumprir com os afazeres de bispo, ainda responde pela paróquia de Patos do Piauí, que está sem padres desde o mês de setembro. 
 
"Nós ficamos felizes por saber que todos estes padres são queridos em suas paróquias e mais felicidade ainda nos dá em saber que acertamos na escolha do padre que esteve à frente da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, da nossa Igreja Matriz. O padre Gregório fez sim um excelente trabalho, bem como os demais", finalizou Dom Plínio.
 
Confira matéria na edição do Jornal Folha Atual desta quarta-feira, 20.
Comentários
Lunna
27/11/2013 14:42:08
O problema da nossa igreja é que os dirigentes dela, na pessoa especial do "SR. BISPO" querem escolher os fiéis, acham que X é melhor que Y.... Por isso, que as igrejas evangélicas crescem, pq eles não escolhem, eles acolhem e fazem diferença na vida do seus. Sou católica, mas por convicção pq se fosse p depender da acolhida da "santa rádio e da santa internet" que o bispo venera não sei não.... Ele quer ser um bispo pop, mas não é...
Letícia Gonçalves
26/11/2013 03:26:50
E continuo com a mesma indagação : - Pra que mexer numa coisa que está dando tudo certo ? " Em time que está ganhando não se mexe!" - Por que fazer isso? Por inveja ? Por não aceitar tamanha concentração de fiéis em uma só igreja, enquanto outras estão vazias? A igreja deve ir na raiz do problema... por que será que as outras igrejas estão vazias e nossa catedral lotada ? Se existisse mais padres como o Padre Gregório,a nossa Igreja Católica seria melhor representada, e o Reino de Deus estaria mais próximo de acontecer.Lamentar a saída de alguém não é idolatria, é reconhecimento.
Cidadão católico
23/11/2013 11:10:29
Penso que a burocracia da Igreja Católica deva ceder espaço à vontade dos cristãos. Afinal, quem forma a Igreja? Os cristãos, obviamente. Algumas pessoas dizem que o "bom católico" deve respeitar todas as decisões da Igreja. Então, pergunto: Devemos ser passivos? Não temos o direito de questionar uma decisão, tomada por um "homem" que comete falhas também? Não podemos, legitimamente, reivindicar a manutenção de algo benéfico para a comunidade católica local? Outros dizem que o "bom católico" não deve ir à igreja em função de um padre específico. Mas, vejam o exemplo do Papa Francisco, que reacendeu a chama da fé que estava morna. Não é questão de simpatia pessoal, mas sim do dom de cultivar a fé e a esperança nos cristãos, que, a meu ver, é o fim máximo da Igreja. Enfim, o que deve prevalecer, a vontade, legítima, dos cristãos, ou os dogmas rígidos e, muitas vezes, arcaicos, da Instituição? Qual será a vontade de Cristo, a felicidade dos seus filhos ou o cumprimento da burocracia?
Marielly
22/11/2013 11:10:26
Meus caros irmãos em Cristo,venho aqui dizer que temos o compromisso de ir a missa independentemente de padre A ou B,pois nossa missão dentro da igreja é evangelizar e termos o compromisso de Cristão. E por fim devemos respeitar a autoridade máxima da nossa diocese, infelizmente nenhum administrador atende todas as diferenças individuais,olhamos o exemplo de Jesus Cristo e ainda reclamamos,por isso nem Ele mesmo agradou a todos. O que temos que fazer como Cristãos Católico é invocar o Espírito Santo para que os padres nas suas novas paróquias sejam os missionários de Cristo e nós acolheremos com carinho! A paz de Cristo e o amor de Maria estejam com vocês!
Robert
21/11/2013 10:03:16
O pior de todas as decisões tomadas pelo bispo, foi o fechamento do seminário menor. E na época pouco se comentou.
catolico
21/11/2013 08:56:51
Vendo estes comentários eu me entristeço com a forma com que alguns "catolicos" se comportam diante das decisões da igreja. Quem não sabia a meses que o padre Gregorio seria transferido? estes comentàrios agresivos são fruto de pessoas que simplismente só "assistem a missa" porque acham bonito ou porque se emocionam ou porque são adeptos de pares midiaticos que não despertam as pessoas para o compromisso com igreja, temos que está na igreja por CRISTO e não pelo padre ou por outra coisa. e or fim desrespeitar o bispo é pecado e grave.
Ana Míria
21/11/2013 00:22:09
Em relação à postagem referente a transferência do Pe. Feitosa de Itainópolis, quero dizer que , o mesmo faz um EXCELENTÍSSIMO trabalho na nossa paróquia . NUNCA nenhum Padre, deu tanto apoio à Juventude, à Família e as tantas outras pastorais , como ele vem acompanhando de forma integral e cuidadosa . Digo sem medo de estar errada, PE. FEITOSA CUMPRE SIM A SUA VOCAÇÃO. É uma pessoa muito abençoada... e a nossa paróquia avançou, significativamente, desde a sua chegada!
fernando
20/11/2013 23:43:16
o padre gregorio fez um belo trabalho, trouxe de volta muitos catolicos! vc tira pelas missas que ele realiza. Nao estou aqui idolatrando o padre gregorio, mas na minha opiniao ele tem que ficar...Ele sabe conduzir uma missa como ninguem, nos trouxe a fé, nos ensina a rezar, traz uma paz que nem esse bispo consegue. prefiro o padre gregorio, se tiver que sair que saia o bispo esse sim, que nao tem um pingo de humildade!!!
jovem católico picoense
20/11/2013 22:20:09
aceito e entendo as transferências dos padres,sei q é bom pra eles e pra comunidade,porque o novo sempre renova.só não entendo porque padre Gregório foi transferido tão rápido assim? se ele ainda continua com esse jeito novo,pois a cada dia nasce uma nova pastoral na paróquia de nossa senhora dos Remédios.por ex:missa do dia 13 e 18 de cada mês ao meio dia.enfim a sua dedicação a todas as pastorais da nossa paroquia.ele com seu jeito de trabalhar simplesmente tirou a CULTURA FM DO BURACO.vendo a grande necessidade daqueles q viviam no vício das drogas,apoiou o grupo GEV e juntos construíram a fazenda da esperança.e muitas outras coisas q ele fez pela a cidade e pelo povo de Picos.OBRIGADÃO PADRE GREGÓRIO PELO DOM SACERDOTE QUE VOCÊ que Deus lhe proteja nessa nova missão. e nosso BISPO durante tantos anos não fez nada,ao não ser transferir os padres.apoio as pastorais diocesanas zero.ah entendi porque ele não é bispo de pastoral!e sim da comunicação.
DOUGLAS NUNES
20/11/2013 20:59:19
O Pe. Gregório é uma ótima pessoa. Amigo, cortês e popular. Nunca me disse não nos pedidos que fiz, quer seja pessoal ou até mesmo para a realização de minha atividades profissionais. Infelizmente existe essa "dança de cadeiras" que o fará abandonar-nos. Torço para que fique entre nós, se for de sua vontade.
Lunna
20/11/2013 18:30:26
E quanto aos seminaristas que o "sr. Bispo" manda ir embora a todo momento, sem falar do trancamento do seminário menor. Para vc que ainda é amigo do seminário saiba que quase não temos seminaristas e não teremos padre. E não é pq falta interessados.
francisleide
20/11/2013 18:23:46
É LAMENTÁVEL O QUE ESSE BISPO ESTÁ FAZENDO COM O POVO, A ÚNICA COISA QUE TEMOS AINDA DE BOM EM NOSSA CIDADE SÃO NOSSOS PADRES, E AGORA ELE VEM E FAZ ISSO COM A NOSSA PICOS,COM O NOSSO POVO, COM A NOSSA GENTE. MUITO TRISTE....
Marcos
20/11/2013 18:19:22
Triste saber que até dentro da Igreja católica os bons são perseguidos. O Padre Gregório foi a melhor mudança que já aconteceu desde a saída do Padre Alfredo. Chegou aqui e encontrou uma situação ruim, com muita inteligência e humildade reaproximou os fiéis. Temos todos que lutar pela sua permanência. O que é bom deve continuar. Fica Padre Gregório, o Padre de todos e não apenas dos ricos.
Francis
20/11/2013 18:13:00
É com muita tristeza que leio essa matéria, saber que o nosso padre José Mairton da Silva Sousa da paroquia do bairro Junco vai ser transferido. se a voz do povo é a voz de DEUS,vamos nos manifestar e reprovar essa decisão, até porque não se muda o que está dando CERTO.
Francisleide
20/11/2013 17:54:24
É com muita tristeza que recebo esta noticia que o nosso padre José Mairton da Silva Sousa,da paro bairro Junco;
Picoense
20/11/2013 17:52:28
Para quem se diz "católico de verdade" as pessoas procuram a igreja por Jesus, com finalidade da agradecer, pedir perdão e fazer seus pedidos, mas tem Padre que mal faz o obrigatório da Santa Missa, e os fieis cochilam, enquanto o Padre Gregório chama o público pela sua oratória, pelo dom da fala, a verdadeira palavra de Deus, que as pessoas gostam e precisam ouvir, ele celebra a missa com o coração e não por obrigação ou pensando em quanto irá receber.
Ingrid Silva
20/11/2013 17:42:00
Isso é um absurdo, primeiro a igreja reclama da evasão dos fieis, agora que o Padre Gregório consegue levantar a igreja católica, conseguindo um numero elevado de pessoas na missa da quarta feira, vem o bispo e outros Padres para tirar e acabar com a igreja, ao contrario de quem faz tudo para acabar com essa missa, poderiam seguir o exemplo do Padre Gregório e mudar a forma de conseguir trazer os jovens para os caminhos de Deus e da fé.
CATOLICO
20/11/2013 17:34:09
DOM PLÍNIO O BEM MAIOR É JESUS, E NÃO O INTERESSE EM REDES SOCIAS QUE ESCUTO VOÇE FALANDO NAS MISSAS DO DOMINGO PELA MANHÃ. TODOS QUEREM O PADRE GREGORIO !!!
Cosme Alencar
20/11/2013 17:14:10
meu caro Francisco não sei quem você é, mais uma coisa é certa, Dom Plínio está corretamente certo, ele só está cumprindo uma lei que é da CNBB, e se V. Sa não sabe, lei se cumpre e não se descumpre, ou talves você nunca tenha ouvido falar da CNBB...
Letícia Gonçalves
20/11/2013 16:38:34
Ah e tem mais ! Que culpa tem uma paróquia se tem outras que não estão caminhando bem ? Porque acabar com o trabalho de uma que está dando tudo certo, todo mundo feliz e satisfeito ? Isso tudo é inveja ? Só pode ser ! #indignada! Mas tenho é pena dessas pessoas invejosas, porque Pe. Gregório é o padre mais amado da Diocese e aonde ele for continuará sendo! Ele é abençoado, iluminado!
Francisco
20/11/2013 16:22:55
Concordo com você Letícia Gonçalves. Esse bispo gosta mesmo é de se aparecer, as missas que ele celebra só fala em rádio, tv, web, etc. Se só pudesse um padre passar 6 anos numa paróquia, o Pe. Tony Batista já teria saído da paróquia de Fátima, em Teresina-PI, há décadas, o padre João de Deus também não estaria há muito em Oeiras-PI.
picoense
20/11/2013 16:00:11
É bom que os católicos convictos da Diocese de Picos façam um manifesto para a transferência de Dom Plínio, pois, ele na realidade sempre teve foi inveja dos padres que tem o apego do povo, coisa que ele não teve e nunca terá. A igreja tem é que procurar conservar os que agradam aos fiéis e afastá-los.
Letícia Gonçalves
20/11/2013 15:52:06
Infelizmente a nossa Diocese vem tomando atitudes ridículas, sem noção! Um padre só é transferido da sua paróquia se o bispo quiser, independente de provisão ou não!Se tivesse tempo determinado o pároco anterior não teria passado mais de 20 anos em Picos, Pe Gregório passou 12 anos em Paulistana, porque aqui ele só pode passar 6 ? Sinceramente quem deve ser transferido é o BISPO!Chega de tanto descaso em nossa Diocese, chega de rádio, chega de webtv! Há coisas mais importantes para se observar e se preocupar!
FERNANDO
20/11/2013 14:48:42
Pois é triste coincidência aparece alguém de boa fé, aliás de mais boa fé do que alguns que já estiveram Párocos em Picos, e subitamente abnegam a sociedade o direito de havê-los, a coincidência, o mesmo ocorreu com o Padre Alfredo. Conceitos antigos, ideias arcaicas, assim caminha a igreja católica. Triste.
Católico
20/11/2013 14:38:11
Essa é a hora dos católicos se unirem e solicitar junto a CNBB, que o nosso pároco continue...
picoense revoltada
20/11/2013 14:14:17
Gostaria de saber quando o bispo vai participar da "dança das cadeiras".
Católico de Verdade
20/11/2013 13:43:37
Sei o quanto estas mudanças doem nas pessoas que conviveram mais de perto com os sacerdotes nas paróquias, afinal minha paróquia já passou por isso e irá passar de novo. Novo jeito de trabalhar, novo jeito de agir diante das dificuldades e novas maneiras de evangelizar, isso eu espero. Nós católicos diocesanos de Picos temos que aprender o real significado do "SER CATÓLICO", não simplesmente ir a missa porque é padre A ou B que vai celebrar, não ir a missa porque ela é intitulada da "Cura e da Libertação"... Todo padre segue o mesmo ritual romano e toda Missa é santa, de cura e de libertação. Aprendamos que o centro da Igreja é Jesus Cristo, não de Padre A ou B. A amizade construída com o sacerdote não acaba com uma transferência. Parabéns ao Senhor Bispo Dom Plinio, que age da forma que a Igreja indica, pois mesmo sendo duro mudar, a mudança é necessária para avançarmos enquanto Igreja e não ficarmos estagnados em uma única situação.
Higor
20/11/2013 13:43:36
Acredito que existem regras dentro da igreja que precisam ser quebradas time que ganha não se perde!Penso que o padre Gregório sera uma perda irreparável para a comunidade picoense!E hora de lágrimas pois o padre Gregório na sua pessoa é um líder que atraiu pessoas de vários credos e fez com que pudéssemos ser pessoas melhores! Agora quero ver o bispo conseguir alguem como ele que faça o que ele fez pela culturaFM, pela fazenda, pelos grupos...... enfim perdemos! Por vontade humana nunca isso é vontade de Deus! Como sempre a vontade humana prevalece!
jackson
20/11/2013 12:38:15
Senhor Bispo, estava mas que na hora de ter mudanças no clero de nossa diocese Nossa Senhora dos Remédios... Olhe com os bons olhos para a paróquia de Fronteiras... Todos os fronteirenses aguardam um bom sacerdote para conduzir o rebanho, pois, o protestantismo quer tomar de conta. Faça acontecer por Fronteiras...
Picoense Católico
20/11/2013 11:59:20
Gostaria de saber se ainda ocorrerão as missas da cura e libertação das quartas-feiras, visto que o pe Gregório é muito querido e tão bem preside aquela assembléia!! Acho que se a CNBB quisesse poderias mantê-lo na Paróquia, visto que há padre que ficam até 25 anos em sua paróquia.
CC
20/11/2013 11:49:16
PENA QUE NÃO VAI TRANSFERIR O PE. FCO FEITOSA DA PARÓQUIA DE ITAINÓPOLIS, O MESMO NÃO CUMPRE SEU PAPEL DE SACERDOTE NÃO SE DEDICA A PARÓQUIA E COLOCA AS SUAS QUESTÕES PESSOAIS ACIMA DA VOCAÇÃO. PEDIMOS UM SACERDOTE COM MAIS VOCAÇÃO URGENTE PARA ESSA PARÓQUIA BISPO!!!
católico
20/11/2013 10:02:32
E qual é p período para se trocar de bispo? Acho que também já está na hora dessa troca. Com a saída de padre Gregório a igreja perde e muito, ele conseguiu fazer o que a muito não se via em nossa paróquia.
Cibelle Resende
20/11/2013 09:59:23
Uma pena o padre Gregório ser transferido. Boa sorte a todos.
Robert
20/11/2013 09:53:07
E o Bispo quando sairá?