Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente reforça desafios e falta de engajamento coletivo na preservação ambiental

Publicado em 05/06/2023
Por Redação
FA-IMG-ca1bbd9129e0a49dbd9b.jpg
FA-IMG-ca1bbd9129e0a49dbd9b.jpg
Dia Mundial do Meio Ambiente/Reprodução

Por Carolina Santos/ Estagiária da UESPI

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.

Tradicionalmente, a data é celebrada com a realização de eventos, palestras, campanhas de conscientização e ações de limpeza e preservação de áreas verdes e recursos naturais. No Brasil, a data é especialmente relevante, visto que o país abriga uma das maiores biodiversidades do planeta e enfrenta grandes desafios na preservação ambiental.

Assim, em Picos, também é trabalhada essa conscientização, tanto nas escolas como de maneira geral, envolvendo a população na semana do meio ambiente. No entanto, é percebido que faltam discussões nessa área, principalmente por parte da imprensa, como ressalta a professora e educadora ambiental Ruthy Costa.

"Geralmente, é uma pauta deixada em segundo plano, não necessariamente por uma questão jornalística, mas principalmente pela importância que é dada a outras pautas quentes. O factual se torna mais importante", salienta a professora.


Ruthy Costa, educadora ambiental

Um fator que contribui para a falta de importância atribuída ao meio ambiente é a pressão por resultados econômicos imediatos, que muitas vezes levam a práticas insustentáveis e à degradação do meio ambiente. A falta de políticas públicas adequadas, investimentos em tecnologias sustentáveis e fiscalização efetiva também são fatores que contribuem para a falta de importância atribuída ao tema.

Por outro lado, as pessoas têm a ideia de que é um assunto que somente a prefeitura ou outros órgãos públicos devem resolver. No entanto, todos nós temos o dever de cuidar do meio ambiente, não poluir rios ou jogar lixo em qualquer lugar.

"Precisamos mobilizar a sociedade. Quando falamos de meio ambiente, não falamos de um problema do poder público. Estamos falando de um problema social, onde nós, sociedade, fazemos parte do problema e nós precisamos fazer parte da solução", declara a professora.

É importante ressaltar que a preservação ambiental é fundamental para a manutenção da vida no planeta e para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante investir em políticas públicas e estratégias que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, bem como conscientizar a população sobre a importância dessas ações. E, com mais espaço nos meios de comunicação, as discussões no âmbito social serão mais frequentes.

Comentários