O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu nos dias 31 de maio e 1º de junho, Encontros de Formações voltados para professores, alunos e famílias cordimarianas. Os encontros foram conduzidos pelo professor e escritor, Dr. Humberto Contreras.
Imgens AQUI com professores!
Imagens AQUI com alunos!
Imagens AQUI com pais!
Humberto Contreras é natural do Chile, Doutor em educação e participa do Grupo de Trabalho Pastoral da ANEC e de Ensino Religioso da CNBB, sendo autor de vários livros religiosos.
O primeiro encontro foi realizado na quarta-feira (31), no Auditório do IMH com a equipe docente e foi debatido a temática “Reimaginar a educação: Porque, O Quê, Onde e Quando Aprendemos”.
Encontro com professores
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH
O palestrante falou sobre o encontro com os professores. “Eu apresentei relatórios sobre os desafios que nós temos como professores diante das diversidades, das situações sociais que nós vemos, da crise climática e do projeto de vida dos próprios docentes”, disse Humberto Contreras.
A professora Bruna Barros falou sobre a importância do evento para a equipe docente. “Foi um encontro muito importante onde pudemos debater sobre esse novo olhar que a educação necessita a partir das expectativas e do que nos ensina o pacto educativo global, então, foi um momento que nos faz sair daqui com um olhar mais humano para o nosso fazer educativo”, disse a professora.
Professora Bruna Barros
Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o encontro foi realizado com os alunos do 8° e 9° ano e teve como tema “Desbravando emoções: o futuro começa por dentro”.
Encontro com alunos
Na ocasião, Dr. Humberto Contreras trabalhou a educação socioemocional ligada ao projeto de vida e a partir do saber religioso, como este saber pode ajudar os alunos na construção da identidade, já que eles estão em uma fase de descobertas.
Dr. Humberto Contreras conduziu momentos
Na parte da tarde deste mesmo dia, foi realizado um encontro com as famílias cordimarianas, que tratou sobre “Escola e família: Reimaginando a educação”.
Encontro com famílias cordimarianas
“Eu trabalhei com os pais de alunos a perspectiva de responsabilidade da família, como estes podem ser parceiros da escola nesses processos que os professores já realizam”, disse Dr. Humberto Contreras.
A mãe, Luciana Macêdo, destacou a alegria por participar do evento. “Foi um evento muito bom e importante porque envolve os pais e deve existir essa ligação forte entre escola e família. Hoje aprendemos sobre temas essenciais para a educação e entendemos que a família é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças também no âmbito educacional”, disse.
Luciana Macêdo