O padre Pio Feitosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, promoveu na manhã deste domingo, 21 de maio, um encontro especial em comemoração ao 57° Dia Mundial das Comunicações, que tem como tema: Falar com o coração - "Testemunhando a Verdade no Amor" (Ef. 4,15).
O evento reuniu jornalistas, comunicadores e acadêmicos de Jornalismo, com uma programação diversificada que refletiu sobre o papel fundamental desses profissionais na sociedade atual.
O encontro teve início com um café da manhã, proporcionando um momento de confraternização e integração entre os participantes. Em seguida, foi celebrada uma missa solene, presidida pelo próprio Padre Pio Feitosa, com a participação especial dos jornalistas.
Ao final da celebração, foi reservado um momento especial para a propagação de mensagens direcionadas a todos os profissionais presentes, conduzidas pela coordenadora do curso de Jornalismo da Uespi, Campus de Picos, Jaqueline Torres, e pelo coordenador do mesmo curso da Faculdade R. Sá, Isael Pereira.
Jornalista Jaqueline Torres
Jornalista Isael Pereira
Na oportunidade, o padre Pio Feitosa ressaltou a relevância da comunicação e seu impacto na sociedade, reconhecendo a responsabilidade dos jornalistas em promover a informação precisa, ética e de qualidade. Ele destacou que a mídia desempenha um papel vital na construção da opinião pública e na disseminação de valores positivos.
"Essa é uma oportunidade para todos nós celebrarmos com vocês, comunicadores oficiais aqui da nossa cidade, que são tão próximos da Igreja. Para nós, é muito importante confraternizarmos e celebrarmos esse dia, porque vocês são tão próximos das pessoas, mostrando as alegrias e os sofrimentos, buscando os direitos delas e procurando ouvi-las. Vocês são, de fato, aqueles que levam, através dos meios de comunicação, a vontade do povo e aqueles que buscam seus direitos. Vocês são os mensageiros de Deus em nome de todo o povo picoense", afirmou.
Padre Pio destacou importancia do trabalho dos jornalistas
Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e desafios enfrentados pelos profissionais da comunicação na atualidade, visando promover um ambiente de reflexão e aprendizado mútuo.
A coordenadora do curso de jornalismo da Uespi de Picos, Jaqueline Torres, ressaltou a importância do jornalismo na era das fake News. "A gente vive momentos tenebrosos, com muita visibilidade de fake news e propagação de notícias que a gente vê que não são verdadeiras. E eu acho que o papel hoje do jornalista tem muito mais importância e relevância na sociedade atual, não só para combater, mas também para ensinar e orientar ações que viabilizem essa quebra de propagação de notícias falsas. Portanto, são momentos como esses que a gente precisa parar para pensar qual é a nossa função", afirmou.
Jaqueline Torres
O evento comemorativo pelo 57° Dia Mundial das Comunicações em Picos foi um marco importante para a valorização dos profissionais da comunicação na região. A iniciativa proporcionou um momento de integração, reflexão e ação de graças, reforçando a importância do trabalho jornalístico e da comunicação comprometida com a verdade e o bem comum.
Antes da missa foi servido café da manhã para os jornalistas e comunicadores
Mais imagens missa: