Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Inhuma promove grande caminhada em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 18/05/2023
Por Redação
FA-IMG-5e72f02a015b13272aa2.jpg
FA-IMG-5e72f02a015b13272aa2.jpg
Caminhada reuniu grande número de pessoas/Folha Atual

A Prefeitura de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com diversos órgãos do município, realizou nesta quinta-feira, 18 de maio, uma importante ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Confira AQUI mais imagens!

A atividade teve início na Praça João de Deus (Praça da Prefeitura), com a concentração e em seguida uma caminhada que percorreu as principais ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Deputado Mussa Demes.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades, dentre as quais, a primeira-dama Andrea Alves; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elton Soares; secretárias e secretários municipais; líderes religiosos; coordenadores dos órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente e a população em geral.

Autoridades participaram da mobilização

Durante o trajeto, a caminhada fez duas paradas estratégicas. A primeira ocorreu em frente ao Terminal Rodoviário do município, com uma mensagem do presidente do CMDCA, Elton Soares.

Parada realizada em frente a Rodoviária

A segunda parada ocorreu em frente ao Fórum Desembargador Antônio Gonçalves, onde a assessora jurídica, Talita Rufino, e o assessor do Ministério Público, Ítalo Bezerra, falaram sobre as leis que defendem os direitos das crianças e adolescentes no que diz respeito ao abuso e exploração sexual, destacando também as punições previstas para esses crimes.

Caminhada teve uma parada em frente ao Fórum

Ao término da caminhada, os participantes foram recepcionados no Ginásio Poliesportivo, onde desfrutaram de um lanche preparado especialmente para a ocasião.

Lanche foi servido para os participantes da caminhada

Em seguida, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realizou uma apresentação, levando uma mensagem de conscientização sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual.

Apresentação conduzida pelos adolescentes do NUCA

O momento também foi marcado pelos discursos das autoridades presentes, que reforçaram o compromisso do município em proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

“A data 18 de maio foi instituída como a de combate ao abuso e exploração sexual, mas essa luta deve perdurar durante todos os 365 dias do ano. Tantos casos acontecem no nosso Brasil e estão sujeitos a acontecer no nosso município, que também apresenta números alarmantes. Porém, nós não podemos fechar os olhos, precisamos denunciar toda e qualquer forma de abuso e exploração sexual para proteger nossas crianças e adolescentes. Vamos Fazer Bonito, esse é o nosso tema, e devemos fazer não somente hoje”, afirmou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elton Soares.

Elton Soares, presidente do CMDCA

Padre Daniel falou da importancia da mobilização

Na oportunidade, a assistente social, Ângela Bezerra, falou em nome da secretária de Assistência Social, Maria do Socorro. “Esse é um momento muito importante, pois não é só uma caminhada para que a sociedade nos ouça, essa também é uma forma de dizermos que a nossa gestão, através de políticas públicas, está lutando por uma Inhuma cheia de prevenção ao abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes. Esse é um momento marcante, em que a gente deixa claro que todas as pessoas presentes aqui estão lutando por vocês e levantando a bandeira para que nenhuma criança e nenhum adolescente do nosso município possa vir a sofrer qualquer tipo de violência”, disse.

Assistente social, Ângela Bezerra

A ação contou com o apoio fundamental do prefeito Elbert Holanda, que não esteve presente por estar cumprindo agenda em Teresina, e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CRAS, do CREAS e de outros órgãos que compõem o sistema de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Inhuma.

A programação voltada para a campanha 18 de Maio em Inhuma segue durante todo este mês com atividades em escolas da rede municipal de ensino.

 

Comentários