Terça-Feira, 29 de Abril de 2025

Picos registra baixa incidência de dengue e chikungunya no primeiro quadrimestre de 2023

Publicado em 15/05/2023
Por Redação
FA-IMG-f1d0c6046e70358f13ec.jpg
FA-IMG-f1d0c6046e70358f13ec.jpg
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e chikungunya/Reprodução

Por: Danilo Eliéser

O município de Picos tem registrado uma queda significativa nos casos de dengue e chikungunya no primeiro quadrimestre deste ano. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou apenas um caso de dengue em cada um dos meses entre janeiro e abril de 2023, enquanto foram registrados apenas dois caso de chikungunya, sendo um em fevereiro e outro em abril.

A situação é bastante positiva quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Até julho de 2022, Picos havia registrado 449 casos de dengue, enquanto os casos de chikungunya haviam chegado a alarmantes 1.410 pessoas infectadas. Esses números demonstram uma redução significativa nas ocorrências das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em relação à dengue, nos primeiros quatro meses de 2023, os bairros Canto da Várzea e Morrinhos foram os locais com registro de um caso cada, enquanto no centro da cidade foram registrados dois. Quanto à chikungunya, o centro e o bairro Boa Vista tiveram um caso cada, sendo os únicos bairros afetados pela doença no período analisado.

Os dados apresentados revelam uma realidade animadora para a cidade de Picos, que está conseguindo controlar a incidência de dengue e chikungunya. No entanto, é fundamental que as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor sejam mantidas de forma contínua, para que a cidade continue a desfrutar de um cenário favorável no combate a essas doenças.

Comentários