Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dia das Mães: nutricionista dá dicas para manter uma rotina saudável

Publicado em 11/05/2023
Por Redação
FA-IMG-86ee79f468ef236c06ed.jpg
FA-IMG-86ee79f468ef236c06ed.jpg
Ana Rafaela Nutricionista/arquivo pessoal

Por Carolina Santos/ Estagiária da UESPI

No próximo domingo, 14 de maio, será comemorado em todo o Brasil o Dia das Mães, um dia separado para celebrar a força da mulher que enfrenta várias jornadas diariamente, sendo a principal delas ser mãe.

Ser mãe, esposa, dona de casa e possuir uma carreira não é uma tarefa fácil. Com uma rotina cansativa, a mulher muitas vezes deixa de lado cuidados importantes como cuidar da saúde, alimentação e beleza, o que influencia diretamente na autoestima da mulher.

Vivemos em uma sociedade em que a mulher é cobrada o tempo inteiro para ter um corpo "perfeito", um corpo padrão, no entanto, sabemos que as mulheres passam por diversas mudanças corporais durante a vida e principalmente depois de se tornarem mães.

A nutricionista Ana Rafaela falou sobre o maior desafio que a mulher do século 21 enfrenta.

"O principal desafio das mulheres, e principalmente das mulheres que são responsáveis pelo seu lar, que trabalham fora de casa e em casa, as mulheres que não possuem um apoio familiar, é justamente a questão do tempo. Para se viver uma vida saudável, é necessário tempo para cuidar da alimentação, cuidar do seu corpo e fazer exercícios", salienta a profissional.

Logo, os profissionais também enfrentam um grande desafio, que é criar e conseguir encaixar uma alimentação saudável para que essas mulheres não percam qualidade de vida. Assim, as desculpas para não possuir uma alimentação melhor podem ser deixadas para trás, pois profissionais estão prontos para atender às necessidades de cada paciente, incluindo até mesmo consultas online ou domiciliares.

Não se pode esquecer também das mulheres que estão comemorando o Dia das Mães pela primeira vez. Essas mulheres estão passando por um momento delicado em que seus corpos estão voltando a se acostumar a não ter outra vida em seu ventre, e também o puerpério (período após o parto) torna-se um momento de redescobrimento e adaptação a uma nova rotina, causando dúvidas. Ana Rafaela nos esclarece melhor:

"Algumas mães têm um grande questionamento sobre a amamentação em si, e o ideal seria fazer um acompanhamento prévio durante a gestação, ter todo o ensinamento de pega correta e de saber quando o bebê está realmente mamando, para que essa mulher não venha a sofrer principalmente nesse momento de puerpério. Nós, profissionais da nutrição, podemos auxiliar, até porque a amamentação é um tipo de alimentação. Muitas mães acabam desistindo de amamentar por questões de tempo ou dificuldades, e por isso deve-se dar muita atenção a este assunto", expressa Ana Rafaela.

Não poderíamos deixar de mencionar também as mulheres mais maduras, que estão em uma fase mais avançada, possuem outras rotinas e que precisam de outros cuidados, pois estão com o metabolismo mais lento, estão perto ou passando pela menopausa, requerendo assim uma alimentação mais saudável.

“É necessário ter uma alimentação mais saudável, incluindo frutas, legumes e verduras, que são alimentos mais naturais. Com essa alimentação rica em nutrientes, ela tende a auxiliar na questão dos sintomas comuns da menopausa. Nesse período, torna-se necessário ter uma alimentação rica em nutrientes e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois contêm uma grande quantidade de conservantes”, declara a profissional de nutrição.

A mulher deve fazer uma aliança entre a boa alimentação e os exercícios físicos, pois um completa o outro e traz grandes benefícios para a saúde.

“Além de ter uma boa alimentação, é extremamente necessário ter o acompanhamento de um educador físico para que se possa ter uma atividade física de força, pois nossa pele, com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais enrugada e isso auxilia no controle dessa flacidez”, enfatiza Ana Rafaela.

A mulher, em todas as suas fases, é um ser precioso, pois carrega vida em seu ventre, algo também perfeito e gratificante. No entanto, essa mulher, que é mãe, esposa, dona de casa e também trabalha fora, não deve deixar de cuidar de si mesma, pois a saúde é algo sério. O corpo dá sinais quando está sentindo falta de algum nutriente; portanto, não deixe de ouvir esses sinais. Você pode ser uma supermulher e cuidar da saúde também.

Neste Dia das Mães, lembre-se de que a mamãe também precisa de cuidados.  

Comentários