Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Picos promove Feira de Artesanato

Publicado em 08/05/2023
Por Redação
FA-IMG-9bd2572e38d65c4048db.jpg
FA-IMG-9bd2572e38d65c4048db.jpg
Shopping do Povo/Carolina Santos / Estagiária da Uespi

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, deu início nesta segunda-feira, 08 de maio, à Feira de Artesanato do Programa Valorizar, que consiste na exposição e comercialização de produtos artesanais, como forma de gerar capital e divulgar o trabalho de seus produtores.

A feira está acontecendo no Shopping do Povo, localizado no Centro de Picos (Por trás da Penitenciária Feminina), e segue até o dia 13 de maio, véspera do Dia das Mães, com o intuito de valorizar e expandir o comércio local de artesanato.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Picos, Iata Anderson, as edições anteriores da feira, que aconteceram entre 2017 e 2018, comercializaram em 10 meses cerca de 140 mil reais em produtos. O objetivo agora é continuar o projeto com uma semana de feira mensalmente.

Secretário Iata Anderson

“A Feira Valorizar tem o objetivo de reagrupar as pessoas, mostrar o potencial que nossos profissionais têm no artesanato e ajudá-los de maneira bem objetiva a comercializar seus produtos. A ideia da feira é ter uma semana de comercialização e o resto do mês para produzirem, aproximando quem pode fomentar a economia local e quem tem capacidade de produzir. Esse é um projeto social com cunho econômico, pois gerar emprego e renda é obrigação da Secretaria de Desenvolvimento”, afirmou.

O secretário afirma ainda que está em processo de recadastramento dos profissionais, já que muitos deixaram de produzir enquanto o projeto esteve parado. Ele ainda ressaltou que estão providenciando criar canais de divulgação, bem como uma Associação para artesãos no município.

O prefeito Gil Paraibano esteve no local

Para a artesã Edileuza, projetos como este ajudam no aumento de vendas e valorização do trabalho dos profissionais. “Já participei de várias edições e sempre vejo um aumento nas minhas vendas quando participo. Esse ano está ainda mais organizado e eu percebo que todo mundo está gostando”, disse a artesã.

Artesã Edileuza

A confeiteira e artesã Kantaned destacou que o retorno do projeto é de grande importância, já que ela aproveitou o momento de pausa para expandir seus conhecimentos e aperfeiçoar seu trabalho. “O projeto Valorizar já existia, ele deu uma paradinha, mas está retornando na hora certa, pois durante essa época que o projeto deu pausa eu fui procurando cada vez mais me profissionalizar. Eu sempre gostei de trabalhar com doces, também sou artesã, e este ano me inscrevi também como oficineira, pois passei a trabalhar com cursos e oficinas. Para a gente que trabalha em casa, um projeto como esse é muito importante, pois a gente pode expor nossos produtos para os clientes”, relatou.

Kantaned, confeiteira e artesã

Além dos profissionais inscritos no projeto, a feira também contou com estandes do Banco do Nordeste e do Cred Amigo, que levaram seus agentes de desenvolvimento para oferecer produtos e serviços para o pequeno empreendedor.

Veja mais imagens:




















Texto: Danilo Eliéser
Fotos: Carolina Santos

 

Comentários